Uema firma parceria com Instituto Sírio Libanês

Por em 30 de agosto de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), firmou  nessa quarta-feira, 28, uma parceria com o Instituto Sirio-Libanês de Ensino e Pesquisa. A entidade é um centro de excelência e conhecimento voltado ao aprimoramento e ao desenvolvimento de acadêmicos e profissionais na área da saúde.

Estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento (Plopan), Antônio Pereira e Silva; a coordenadora do UemaNet, Ilka Serra; a Fisioterapeuta e Gestora de Aprendizagem do Instituto Sirio-Libanês, Eliana Vieira Moderno; além de professores, alunos e convidados.

A Uema dará todo suporte logístico e tecnológico para realização de cursos de especialização ofertados por meio do Projeto Gestão de Clínica no SUS na sua região, uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês (HSL) e o Ministério da Saúde, para o triênio 2012-4.

A Fisioterapeuta Eliana Vieira Moderno, fala mais sobre essa parceria: “Estamos fechando parceria com a Universidade para a realização desse projeto aqui em São Luís. Já tivemos a primeira edição, na qual foram contempladas 10 regiões de saúde do país. E entramos agora na segunda edição, onde mais de 20 regiões serão abrangidas. A ideia é capacitar, ao todo, cerca de 10 mil pessoas.”

Em São Luís, serão fornecidos três cursos, sendo estes: Gestão de Clínica nas Regiões da Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.

Importante mencionar que já foi realizada a seleção de 144 profissionais, escolhidos no âmbito das secretarias Estaduais e Municipais, que gozarão dos benefícios dessa parceria, formada com o intuito de aprimorar a capacitação dos envolvidos com a saúde pública.

As aulas ministradas nos cursos acontecerão duas vezes por semana, durante o período de 10 meses, de forma presencial e a distância (via web conferência), com a colaboração do Núcleo de Tecnologias para Educação.

Para a coordenadora do UemaNet, Ilka Serra, essa parceria é de extrema importância. “A Universidade Estadual do Maranhão está definindo mais um marco em sua longa trajetória de divulgação do ensino e de contribuição para o Estado. Este projeto atinge uma das áreas mais sensíveis do nosso país e essa colaboração (HSL- Uema) tem a finalidade de atender a essa necessidade, que se evidencia pela carência de recursos humanos, de qualificação de profissionais e de capacitação adequada”, destaca ela.

Destacou, ainda, que o propósito perquirido por ambas as instituições, está sendo consolidado com a integração dos alunos do curso de medicina da Uema ao Programa CMIRA, que visa dar apoio às escolas médicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde e da segurança do paciente.

Opinião compartilhada pelo pró-reitor Antonio Pereira: “Para nós da Uema é uma honra, é uma forma de mostrar para todo o Estado do Maranhão e Brasil que ela está apta a aprender e ajudar em muitos campos. Temos uma boa expertise nessa questão de ensino à distância com 15 anos de atuação nessa área e estamos dispostos a ajudar em todos os aspectos. E ganhamos muito em ajudar o Maranhão e, consequentemente, o Brasil”.