Uema participa do Curso de Planejamento e Gerenciamento de Incubadoras de Empresas

Por em 7 de agosto de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está participando do Curso de Planejamento e Gerenciamento de Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. O evento que irá até a próxima sexta-feira (9), está acontecendo no Brisamar Hotel e tem como público alvo gestores e técnicos de incubadoras do Estado do Maranhão.

A Uema está sendo representada pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro; pela diretora do Curso de Administração, Irlane Regina Moraes Novaes; pelos professores Airton Feitosa (Administração); Ícaro Gomes (Engenharia da Pesca), Antônio Francisco Vasconcelos (Nite) e Itaan de Jesus Santos Pastor (Medicina Veterinária); e pelos alunos Milton Santos Campelo da Silva Júnior (Diretório Acadêmicos de Administração), Rodrigo Martins Lago (Empresa Júnior de Administração), Rayssa Lícia da Silva Reis (Nite), Laisa Abreu Prazeres e Elyelton Silva Alvares (Administração).

Reunindo empreendedores para discussões, troca de experiências e debates, o objetivo do curso é apresentar uma proposta de metodologia para fortalecer o trabalho das Incubadoras de Empresas Brasileiras, de modo que elas apoiem o surgimento de negócios cada vez mais inovadores, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor.

Segundo Maria de Lourdes da Silva, analista do Sebrae Nacional e coordenadora do Programa de Incubadoras da instituição no Brasil “esse curso visa despertar nas pessoas as bases do conhecimento de como planejar e gerir Incubadoras de Empresas. A finalidade é orientar os participantes para que tenham o conhecimento de inovação, o que é e qual o diferencial para o Estado.”

Além dessas instituições, o evento conta, também, com a participação da Ufma, do Ifma, Pitagoras e UNDB. O processo de incubadoras teve início na Uema e agora está sendo retomado por iniciativa do diretor do CCSA, José Antônio Ribeiro e pela diretora do Curso de Administração, Irlane Regina Moraes Novaes.

O Gestor do Sebrae – MA, João Humberto destacou que a Uema, a Ufma e o Ifma estão bem representados nesse processo. “O curso representa um grande catalisador para desenvolver um importante sistema de empreendedorismo e inovação. Além disso, trabalha para que novos modelos sejam gerados, visando explorar o rol de potencialidade do Maranhão, a fim que o estado seja um grande gerador de conhecimento”, enfatizou.