Uema realiza a abertura do III Encontro de Educação a Distância

Por em 9 de agosto de 2013

Foi realizado nessa quinta-feira (8), a abertura do III Encontro de Educação a Distância da Uema, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet). Com o tema “Educação Aberta”, o encontro tem como objetivo socializar experiências que contribuam para a melhoria das ações educacionais, assim como abrir um canal de discussão para a compreensão da educação aberta e seus recursos, fomentando, assim, a Educação a Distância (EAD).

Estiveram presentes na cerimonia o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira; o vice-reitor Gustavo Pereira da Costa; o coordenador Geral do UemaNet, Roberto Serra; os pró-reitores Antônio Pereira e Silva (Proplan) , Maria Auxiliadora Cunha (PROG) e Vânia Lourdes Martins (Proexae); a coordenadora dos cursos técnico do UemaNet, Eliza Flora; além de assessores, professores, estudantes e convidados.

Na oportunidade, o professor José Augusto Oliveira destacou o pioneirismo da Uema na oferta de cursos a distância no Maranhão que, aliado ao seu constante esforço por inovação nesse segmento, fez com que a Universidade se tornasse uma referência nessa modalidade educacional. Sobre a democraticidade da EAD, o reitor afirmou: “Os cursos intermediados pelo UemaNet são exemplo de justiça distributiva, quanto aos valores do espírito e os direito aos bens da educação por parte de todos. Contribuem, assim, para que a Uema possa  servir ao fim para o qual foi criada, num projeto social de mais dignidade humana, qualidade de vida, justiça e democracia plena”.

Para o professor Gustavo Costa o conceito de “Educação Aberta” ultrapassa fronteiras e obstáculos, sendo uma ruptura paradigmática no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação são mecanismo proporcionadores da construção de conhecimento, e, a trajetória da EAD na Uema, segundo ele, corrobora para o avanço da educação nesse novo fluxo de comunicação e conhecimento mundial.

Desfeita a solenidade de abertura, em referência comemorativa aos 15 anos do Núcleo, o professor Roberto Serra palestrou sobre “Os 15 anos de EAD na Uema”. O coordenador  fez um breve retrospecto sobre as conquistas e percalços na implantação de projetos de ampliação, além de apresentar dados numéricos do avanço da educação nessa modalidade, por meio da Universidade.

Atualmente, a Uema se faz presente, por meio do UemaNet, em 36 polos espalhados pelas principais cidades do estado, atendendo mais 15 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade EAD. Oferecendo, ainda, 13 cursos técnicos de educação profissional de nível médio, a cerca de 6 mil alunos.

Roberto Serra aproveitou a ocasião para lançar a quarta edição da Revista PoloUm, produzida pelo Núcleo que, em breve, estará disponível em formato impresso.

O primeiro dia de atividades do III Encontro de Educação a Distância contou, também, com participação do professor Marcos Formiga, da Universidade de Brasília (UNB), que ministrou a palestra “Educação Aberta”. Durante a apresentação Marcos fez um apanhado geral da Educação no País.