UEMA realiza III Encontro de Educação a Distância

Por em 6 de agosto de 2013

Nos dias 08 e 09 de agosto a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), realizará o III Encontro de Educação a Distância, com o tema “Educação Aberta”, direcionado somente para professores da UEMA.

O evento, que acontecerá no prédio do Núcleo (Campus Paulo VI), tem como objetivo socializar experiências que contribuam para a melhoria das ações educacionais, assim como abrir um canal de discussão para a compreensão da educação aberta e seus recursos, fomentando, assim, a educação a distância.

A programação conta com uma série de atividades, como palestras, mesas redondas e minicursos com renomados profissionais da área. São eles: Alexandra Okada (OUUK – Reino Unido); Cristine Barreto (CEDERJ); Claudia Machado (UMINHO – Portugal); Maysa Brum (UCDB); Patrícia Rodrigues (UCDB); Felipe Santos (DualPixel); Amanda Madureira (Uniceuma).

Para o coordenador geral do UemaNet, Antonio Roberto Serra, o evento acontece em um momento importante para a Universidade, já que ela é pioneira na educação a distância no Maranhão e também na região Nordeste, por meio do UemaNet. “O Encontro é um momento de socialização com o intuito de discutir o que há de inovação para a Educação a Distância. E a Educação Aberta é um tema no auge das discussões atualmente”, diz ele.

A ideia de Educação Aberta consiste em dar acesso livre na internet aos diversos materiais didáticos (videoaulas, módulos ou cursos inteiros, pesquisas, artigos científicos, livros, outros) preservando apenas o direito de atribuição do autor. E as vantagens em torno do assunto são muitas de acordo com Antonio Serra. “Maximizar a acessibilidade às pesquisas e estudos realizados na instituição; ampliar a visibilidade dos autores e cientistas da universidade; aumentar os fluxos de contato com o aluno, tanto por canais presenciais quanto a distância”, destaca o coordenador.

É pensando nessas vantagens e na importância dos 15 anos de educação a distância na Universidade, que a UEMA pretende despontar como pioneira no Estado do Maranhão, envolvendo todo o seu corpo docente para discutir e implantar a ideia da educação aberta e sua essência educacional durante o evento.

Para visualizar a programação, mini-currículos dos palestrantes e fazer a sua inscrição acesse www.uemanet.uema.br.