Uema realiza Workshop Internacional em parceria com Universidade do Arizona

Por em 23 de agosto de 2013

Aconteceu, na manhã de ontem (22), a abertura do 1° Workshop Internacional de Cooperação de Pesquisa e Educação entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e a Universidade do Arizona (Tucson-EUA), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Fizeram parte da mesa o reitor José Augusto Oliveira, o diretor de Programas Internacionais da Universidade do Arizona, Kevin Fitzsimmos; a secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudete de Jesus; o superintendente Administrativo e Financeiro da Seduc, João Francisco Batalha; o superintendente de Desenvolvimento da Aquicultura (Sepaq), Fernando Bergmann; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Porfírio Guerra; o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Antonio Pereira; e a coordenadora de Extensão (Proexae), Maria José Aroucha.

O Workshop faz parte das ações previstas na assinatura do Termo de Cooperação estabelecido entre duas instituições. O evento tem por objetivo incentivar e motivar uma maior integração entre professores e estudantes na articulação de projetos e pesquisas de interesses comuns, por meio de uma programação voltada para identificar afinidades.

Durante a solenidade de abertura o professor José Augusto manifestou profunda satisfação em celebrar o Workshop, que segundo ele é um marco para Uema. “Esse dia na Universidade Estadual do Maranhão é importante, histórico e singular. Tenho a convicção de que teremos resultados positivos em benefício das nossas instituições e, a partir daqui, serão gerados conhecimentos, mas de maneira especial, os resultados serão úteis para o desenvolvimento do nosso estado. Esta é uma universidade pública e pertence a todos nós, e aos que vieram do Arizona, abracem essa casa como se fossem sua”, afirmou o reitor.

O professor Kevin Fitzsimmos, falou por sua vez, sobre a importância do Programa Ciência Sem Fronteiras. Segundo ele, há muitos alunos brasileiros indo para a Universidade do Arizona e o que eles esperam é que essa atividade continue, não só em Tucson, mas nas demais instituições de ensino superior do país. O professor também destacou a vontade que os brasileiros possuem de trazer conhecimento para sua nação, ao contrário de muitos pesquisadores estrangeiros, que geralmente desejam permanecer nos Estados Unidos.

Na oportunidade, Fitzsimmos também apresentou alguns slides com informações básicas sobre a universidade americana, que atualmente foi classificada como uma das 100 melhores instituições públicas e privadas de Ensino em todo o mundo.

O professor Porfírio Guerra aproveitou o ensejo para ressaltar a busca da Uema pelo crescimento com qualidade.“A Uema cresceu, cresceu muito, e, embora seja uma Universidade capilarizada, ela também pensa no avanço e na qualidade, é isso que nós estamos fazendo aqui. Vamos, nesses dois dias, pensar, articular projetos que venham para o bem comum das duas instituições e desenvolver trabalhos que muitas vezes ficavam engavetados. A presença desses professores na Uema promove o intercambio”, afirmou.

Desfeita a mesa, os diretores de Centros do Campus de São Luís (Cecen, CCSA, CCA e CCT) apresentaram a estrutura dos cursos, projetos e ações em desenvolvimento, seguido dos professores da Universidade do Arizona, que também fizeram suas explanações. Ambas a universidades puderam identificar áreas de interesse e potencialidades.

Na parte da tarde, foram oferecidos painéis técnicos, com objetivo de definir prioridades de colaboração em Pesquisa e Ensino. A programação do Workshop segue até hoje (23).