Uema realizará a Aula Inaugural do Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia

Por em 14 de agosto de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoverá, na próxima quinta-feira (22), às 8h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a Aula Inaugural do Curso de Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia, ministrada pela doutora Heloísa Bertol Domingues, diretora do Museu de Astronomia (MCTI), do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, será realizado o lançamento do Catálogo Povos e Comunidades Tradicionais – Nova Cartografia Social, organizado pelos pesquisadores Alfredo Wagner Berno de Almeida e Emmanuel de Almeida Farias Júnior. Para este ato, estão convidados movimentos sociais, pesquisadores e discentes da Uema.

O resultado do processo seletivo para o Mestrado teve 11 candidatos aprovados, provenientes de vários estados do Brasil. Essa iniciativa de formação acadêmica recebeu aprovação da Capes, no final de 2012, e é resultado de uma parceria firmada entre a Uema, por meio do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo como produto inicial a Associação Temporária, com vistas à sua consolidação.

Com esse curso, a Uema visa à formação de profissionais capazes de refletir sobre os processos de territorialização, que estão em curso na Amazônia, com ênfase nas ações estatais e privadas, bem como nas representações e práticas dos agentes sociais mobilizados em movimentos sociais.