UemaNet realiza Encontro de Coordenadores de Polo

Por em 8 de agosto de 2013

O Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) realizou, ontem (7), o Encontro de Coordenadores de Polo da UAB/UemaNet, que ofertam cursos a distância. O objetivo do evento foi aproximar cada vez mais os polos da coordenação do Núcleo, alinhar as estratégias de ação, melhorando, assim, o atendimento aos alunos.

Durante o encontro foram discutidos assuntos como: Processo de Institucionalização de Polo; Experiências e Ações nos Polos Presenciais; e Gestão Estratégica e Articulação Institucional de Polo. A programação, ainda contou com um diálogo entre os diretores de curso, acerca dos saberes e fazeres necessários à qualidade na gestão, como novas ofertas, matrículas, evasão, frequência, alinhamento estratégico, apoio e assessoramento aos polos.

Além disso, a professora Francklane Carvalho ministrou a palestra “Formação e desenvolvimento profissional: perspectivas e desafios do Núcleo de Tecnologias para Educação”.

Ao final, houve homenagens especiais para o coordenador geral do Núcleo e seu adjunto, Antonio Roberto Serra e João Augusto Ramos, que saem ainda este mês, para o pós-doutorado. A primeira foi feita pelos coordenadores de polo presentes, devido ao apoio que os dois sempre deram a cada um e ao reconhecimento pelo trabalho feito.

Para o coordenador geral do UemaNet é essa relação íntima e fraterna, que contribui para a evolução da educação a distância na Universidade. “Lembro-me das primeiras reuniões, assim que o Núcleo surgiu, há 15 anos. Quando eu cheguei aqui, sem bagagem, sem nenhuma experiência e me colocava diante dos primeiros coordenadores, que já tinham certa vivência com a EaD. Esse contato foi fundamental para que eu entendesse o valor da educação a distância, com todos ali defendendo uma causa, uma bandeira. Foi e ainda é essa relação que os faz amadurecer cada vez mais”, conta ele.

Ele completa ressaltando a sua saída e a de seu adjunto para o pós-doutorado como forma de obter mais experiência para aplicar no UemaNet: “Sairemos para conhecer novas experiências para inseri-lás em nosso contexto. Enfatizo que estamos prestes a entrar em um novo ciclo para a educação a distância, encerrando um e iniciando outro. Que nos próximos 15 anos revolucionaremos o contexto social em que vivemos”, finalizou  Roberto.