UemaNet realiza palestra sobre EPI?s para alunos do curso técnico em Edificações

Por em 14 de agosto de 2013

Na manhã do dia 10 de agosto, o Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema (UemaNet) realizou a palestra “A importância e utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)” para alunos do curso técnico em Edificações, modalidade a distância.

A palestra, que foi ministrada pelo professor Waldimar Ferreira Azevedo, diretor do Curso de Engenharia Civil da Uema, teve como objetivo fazer com que os alunos presentes percebessem a importância da sua segurança e saúde quando estiverem no ambiente de trabalho.

“Quando pensamos em promover esse momento levamos em consideração o fato de estarmos preparando qualitativamente nossos alunos de Edificações para ingressarem no mercado de trabalho. Então, existe a necessidade de apresentarmos a eles temas relevantes, que serão de extrema importância no seu dia a dia de trabalho. Portanto, abordar sobre EPI's e seu eficiente uso na construção civil nos remete a esta preocupação de oferecermos boas condições de aprendizagem ao nosso público discente”, disse o coordenador do polo São Luís, Dario Soares.

Além dos alunos, estiveram presentes também tutores presenciais, assistente do curso, coordenadores do curso e do polo São Luís.

EPI's – São alguns exemplos de equipamentos de proteção: capacetes para a proteção da cabeça, luvas para a proteção das mãos, mangas longas e aventais para a proteção dos membros superiores, botas, sapatos e botinas para a proteção dos pés, óculos para a proteção dos olhos, máscaras para a proteção do sistema respiratório e cintos de segurança como proteção contra quedas.

“Usar corretamente os EPI’s é um tema em constante evolução, exigindo reciclagem contínua dos profissionais responsáveis, para assim, encontrarem medidas cada vez mais econômicas e eficazes para proteção dos trabalhadores, além de evitar problemas trabalhistas”, destacou o professor Waldimar Azevedo.