Vice-governador Washington Luiz conhece projeto de apoio tecnológico à agricultura

Por em 22 de agosto de 2013

O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, nesta terça-feira (20), da reunião de apresentação do Programa Vivência Territorial, projeto que é desenvolvido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Prefeitura de Cachoeira Grande. A ação, que faz parte da política de extensão da Instituição de Ensino Superior, tem como principal objetivo levar capacitação tecnológica a agricultores familiares e pescadores daquele município.

Participaram da reunião, o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), José Costa; presidente do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste Maranhense) e prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos; prefeito de Bacabeira, Alan Linhares; cooordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial dos Lençóis e Munim (Codeter), Cláudio Vasconcelos; coordenador do Laboratório de Extensão Rural da Uema, Itaan Santos; além de gestores municipais e técnicos da Sectec.

Durante a apresentação, o vice-governador ressaltou o compromisso que a governadora tem em tornar os agricultores familiares do Maranhão, autônomos. “A indicação da governadora é que as políticas públicas implantadas sejam focadas na autonomia desses produtores, para que possam garantir o seu alimento e o sustento de suas famílias”, pontuou Washington Luiz.

O projeto-piloto financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), desenvolve desde 2011 ações junto aos agricultores familiares em quatro linhas de atuação: produção vegetal com o cultivo de hortaliças; produção animal, com criação de animais de pequeno porte; piscicultura; e meio ambiente com mapeamento das nascentes dos rios.

“Foi apresentado para a Câmara de Vereadores de Cachoeira Grande o mapeamento realizado pelo Projeto das nascentes dos rios do nosso município. A intenção é que com essas informações o legislativo crie projetos de lei que primem pela preservação ambiental desses leitos”, ponderou o prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia destacou a importância de aliar a ciência e tecnologia para a produção de alimentos. “Temos total interesse em apoiar projetos como esse. Vemos aqui a importância da ciência e do poder público estarem unidos, promovendo desenvolvimento social”, assinalou José Costa.

Ao fim do encontro foi instituída uma comissão técnica de trabalho formada por membros da Sectec, Uema e Conleste Maranhense que irão elaborar um plano de ação para apoio tecnológico e fomento da agricultura familiar na região do Baixo Munim.

Ações

O secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, informou as ações do Governo do Estado que devem ser implantadas na região até o primeiro semestre de 2014. Em outubro deste ano, quatro antenas da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) serão instaladas nos municípios de Axixá, Cachoeira Grande, Morros e Presidente Juscelino, essa ação faz parte do Programa Maranhão Profissional, o que possibilitará a qualificação profissional por meio de cursos técnicos.

E até o mês de julho do próximo ano deve ser entregue equipado o Centro Tecnológico de Axixá, a obra que já está sendo construída num corredor intermunicipal, entre Axixá e Morros terá função estratégica de qualificar mão-de-obra especializada na área rural para atender as demandas dos municípios da região.