A Outorga de Grau em Imperatriz foi um momento cívico

Por em 7 de setembro de 2013

O reitor José Augusto Silva Oliveira, presidiu na última quinta-feira (5), a cerimônia de Outorga de Grau, realizada pelo Cetro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi), no templo central da Assembleia de Deus, para 172 formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Biologia, Matemática, Química, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Engenharia Mecânica (CCT-São Luís), Medicina Veterinária, e Curso Sequencial de Educação Superior de Formação Específica em Secretário Bilíngue.

Participaram da solenidade o diretor do Cesi, Expedito Barroso; a diretora do Cetro de Estudos superiores de Grajaú, Iracilda Falcão; o diretor do Centro de Estudos Superiores de Açailândia, José Ribamar Oliveira; a diretora em exercício do Curso de Letras, Maria do Socorro Gomes; o diretor do Curso de História, Moab César Carvalho; o diretor do Curso de Agronomia, Paulo Henrique Aragão; o diretor do Curso de Ciências, José Diniz Oliveira; o diretor em exercício do Curso de Administração, José Sérgio de Jesus; o diretor do Curso de Geografia, Ronaldo Barbosa; o diretor do Curso de Medicina Veterinária, Leônidas Castilho; o representante da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Carlos Hermes Ferreira; o representante da Assembleia de Deus, pastor Ernamilson Gomes; e a representante do Sintuema, Lucicláudia Sampaio.

Diante de um público de cerca de 2.500 pessoas, o professor José Augusto iniciou seu discurso agradecendo aos que, de uma forma ou de outra, participaram da concretização daquele evento. “Gostaria de me congratular com todos que contribuíram para que esta solenidade acontecesse, em especial, com os professores e as professoras, que acompanharam de perto o desenvolvimento acadêmico de cada formando, com orientações e conselhos, servindo de mediadores durante todo o processo de aprendizagem”. E, em seguida, dirigiu-se aos formandos. “Almejo que o vosso exercício profissional contribua para que o conhecimento esteja em defesa da vida, da democracia e da construção de uma sociedade de homens e mulheres emancipados e comprometidos com os princípios da solidariedade e da justiça social”.

Para o diretor do Cesi, Expedito Barroso, que está à frente da Uema em Imperatriz a quase 7 anos e já viu, no curso de sua vida acadêmica, muitos cidadãos sentirem a alegria de saírem da universidade para a vida profissional, exclamou: “A Uema sente-se honrada em qualificar licenciados e bacharéis para atuarem na execução da agenda estratégica do desenvolvimento do Estado do Maranhão e da região tocantina”. E, demonstrando-se agraciado com aquele momento, disse: “Um agradecimento especial deve ser feito ao povo maranhense, que contribui para que façamos da Uema, uma universidade pública e gratuita. Há uma inclusão social com essas ações, o grande compromisso dos formandos, que é retornar à sociedade com o conhecimento adquirido na Uema, um investimento na sua formação pessoal”.

É importante lembrar, que a Universidade Estadual do Maranhão, no limiar de três décadas de existência, organismo vivo e atuante nos mais diversos espaços do território maranhense, materializa a cada ano, uma de suas mais relevantes missões, que é a formação do homem, pelo despertar da cidadania e pela qualificação para o exercício de uma profissão, quando lança no mercado de trabalho, centenas de cidadãos, por meio de outorgas de grau.

A conclusão dessa jornada, segundo a instituição, é a celebração de uma grande conquista, motivo de orgulho e júbilo para todos os que se fazem presentes a essas cerimônias, que se torna uma inesgotável fonte de alegria não somente para aqueles que saem da academia, mas também de pais e mestres que fazem parte do sonho realizado.

Na manhã seguinte, o reitor foi ao Cesi e, acompanhado do professor Expedito e de outros professores, visitou a Biblioteca e outras instalações do Centro.