Aula Inaugural e Lançamento de Livro recepcionam a nova turma do PPDSR

Por em 20 de setembro de 2013

O auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu na manhã de hoje (20), a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR). A aula, que recepcionou os alunos da quarta turma do Programa, contou com a conferência do professor Carlos Eduardo Martins, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Participaram da mesa de abertura, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, que na ocasião representou o reitor José Augusto Silva Oliveira; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, Zulene Muniz Barbosa e o professor José Domingos Cantanhede, representando o Centro de Ciências Sociais Aplicada (CCSA).

Durante a abertura, o professor Porfírio Guerra deu boas vindas aos novos alunos do Programa, lembrando o compromisso da Universidade com a realização de Programas como esse, que contribuem para o desenvolvimento do estado. “Estamos avançando no número de Programas de Pós-Graduação, o que comprova o desempenho da Universidade Estadual do Maranhão em investir nos professores. Nosso objetivo é que cada vez mais programas com esse apareçam em outros cursos e outras áreas”, pontuou.

A professora Zuleni Barbosa destacou, em sua fala, a importância do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional. “Este é um Programa Multidisciplinar e Interdepartamental, por isso contamos com um conjunto de professores que se distribuem em diferentes linhas de pesquisa”.

Desfeita a mesa, o professor Carlos Eduardo ministrou a conferência “Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina”, que abordou sobre questões da Globalização e seu impacto na América Latina. “A ideia é que nós estamos vivendo num mundo, onde há um ser da unipolaridade e há um espaço para emergências. Devemos pensar o que a América Latina pode fazer para se posicionar num mundo onde a disputa de poder está completamente em aberto.”

Segundo o professor, é necessário pensar a conjuntura internacional e entender que o Brasil não está isolado no mundo. “O Brasil está num espaço internacional, por isso é necessário ver como é que as elites brasileiras se posicionam em relação a essas questões mundiais”, disse.

Lançamento de Livro

Como parte da Aula Inaugural, após a conferência que recepcionou os novos alunos, o professor Carlos Eduardo realizou o lançamento do seu livro, intitulado “Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina”.

O livro é fruto da tese de doutorado, realizada pela Universidade de São Paulo, e aborda a conjuntura política internacional e o cenário da América Latina, como explicou o professor. “Outra temática bastante atual é a temática da dependência, que significa que há uma elite interna nos países americanos e no Brasil, associados aos poderes internacionais. E uma das teses que abordo no livro é a de que para que o Brasil de fato rompa com a dependência, é necessário romper com a subordinação e buscar um caminho próprio”, relatou.

O livro busca entender a relação que, segundo o professor, reúne três conceitos chaves: Globalização, Dependência e Neoliberalismo. “Eu apresento no livro o quanto o liberalismo foi ruim para a América Latina, destruindo setores industriais, criando uma estrutura precarizada de empregos, e gerando uma crise nas balanças de pagamentos”.

O livro já está disponível para venda e pode ser encontrado por meio do endereço http://30porcento.com.br/. O título também está disponível no formato ebook.