Ciclo de palestras e exposições encerram a II Semana de Administração

Por em 28 de setembro de 2013

A II Semana de Administração, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), sob a organização do Diretório Acadêmico-Gestão Proative, durante os três dias de atividades, trabalhou com um intenso e diversificado ciclo de palestras, minicurso e mesa redonda, além de exposições alternadas de empresas juniores. Com mais de 90 inscritos e 15 palestras, o evento abordou o tema: “Os novos caminhos para a administração pública”.

Dentre as palestras do último dia, destaca-se para a do estudante do 6º período de administração da Ufma, Breno Nogueira, que falou da Muzs, uma empresa de comércio eletrônico de camisetas e canecas personalizadas. A palestra abordou como surgiu a empresa e como a mesma se mantém diante do contexto atual de mercado eletrônico no Brasil. O estudante apresentou, também, os desafios enfrentados e, assim, indicou as características que a empreendedor iniciante precisa ter para que consiga dar início ao seu projeto. A Muzs já existe há um ano e dois meses e surgiu da vontade de ter um negócio online e a escolha do público foi o principal jogo de marketing.

“Nós temos um produto para determinado público e, quanto mais conseguirmos atingir ele, melhor será nosso marketing. Hoje, nosso público é composto por 59% de mulheres, de 18 a 25 anos. Assim, procuramos meios de atingir esse público de modo que ele também possa interagir conosco e as redes sociais até hoje são nosso motor de vendas”, declarou Breno Nogueira.

A II Semana também contou com uma mesa redonda que tratou do controle social e a transparência na administração pública, sendo formada por funcionários públicos do Tribunal de Conta do Estado e representante do Conselho Regional de Administração, que trataram diretamente da administração pública com uma visão mais transparente do que é este assunto, hoje, no Brasil.

A vice-presidente do DA-Gestão Proative, Maiara Astarte, fez uma avaliação positiva do evento pontuando para melhorias e disseminação de conhecimento para todo o corpo de estudantes de administração não somente da Uema. “O tema foi escolhido, por não se ter muita discussão tanto na grade curricular do curso quanto nos últimos encontros realizados na cidade e que nos levou a tratar de um assunto diferente para estimular os acadêmicos a estudar mais essas questões”. Maiara Astarte acrescentou ainda que: “Nossa intenção foi trabalhar neste evento não somente o ciclo de palestras mas, também, mini curso, mesa redonda e stand de exposição de várias empresas que estiveram presentes nos três dias, onde os alunos tiveram a oportunidade de ter um uma visualização maior de como começar um empreendimento e ter esse âmbito na própria administração”.

As empresas que participaram da exposição durante a II Semana de Administração foram: Oceannus; Vieira Sistemas; Aiesec; IE intercâmbio; Taverna Comics e Bottonslândia.