Estudante do curso de Engenharia Mecânica da Uema retorna do ?Ciências Sem Fronteiras?

Por em 4 de setembro de 2013

O estudante do 9º período do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), João Luis de Meneses Barros, encerrou suas atividades no Programa “Ciências Sem Fronteiras”, no qual esteve um ano desenvolvendo atividades na Coréia do Sul, retornando ao Brasil para dar continuidade aos seus estudos.

João Luis pertenceu a Divisão de Engenharia Mecânica da Hanyang University (HYU), um dos cursos com maior desenvolvimento tecnológico da Coréia do Sul, onde conseguiu uma oportunidade de estágio no Applied Aerodynamics Laboratory (AEROLAB), Laboratório de Aerodinâmica Aplicada da HYU. Anteriormente, o aluno havia participado de estágio na STX Corporation e sendo voluntário, no Programa de Conscientização Cultural da UNESCO (CCAP – KNFUCA), ambos durante o período de bolsa na Coréia do Sul.

O estágio realizado no AEROLAB teve dois meses de duração, no qual o estudante participou do projeto conceitual de aeronaves, uma das diversas áreas de pesquisa em que o laboratório atua.

“As primeiras semanas trataram de treinamento nos softwares utilizados nas análises computacionais, além de revisão bibliográfica. O restante da experiência foi dedicado a análises mais específicas do modelo proposto, tais como estimativa de peso e análise dos perfis aerodinâmicos da aeronave”, explica o aluno.

O projeto trata-se de um conceito de aeronave não-convencional que os cientistas acreditam ser um modelo promissor para as próximas gerações desses tipos de protótipos, mas hoje existem apenas modelos em fase de testes. A configuração chama-se Blended Wing-Body (comumente conhecido como BWB), em que a fuselagem e a asa são um sistema aerodinâmico combinado, agindo em conjunto para gerar força de sustentação.

“Trabalhamos na proposta de um jato executivo (14 a 19 passageiros) mas, pesquisas neste seguimento, apontam que aeronaves comerciais desse modelo poderiam comportar de 450 a 800 passageiros, sendo em média 20% mais econômicas em combustível do que aeronaves convencionais de mesma classe. O estágio neste laboratório foi uma excelente oportunidade de acompanhar de perto o início de projeto, uma aeronave real, que encerra em si todas as competências em Engenharia e a mais alta tecnologia disponível no mercado”, afirma João Luis.

O LABORATÓRIO

Sob coordenação do Professor PhD. Jin-Soo Cho, Presidente da Sociedade Aeroespacial da Coréia e um dos mais importantes pesquisadores do país,

o Laboratório de Aerodinâmica Aplicada é mantido na Hanyang University e tem como foco de pesquisa o projeto conceitual e preliminar de aeronaves de asa fixa, helicópteros, turbo máquinas e demais sistemas que façam uso de análise de dinâmica de fluidos.

Este faz parte de uma rede de laboratórios de pesquisa ligados à KAI (Korean Aerospace Industries), a equivalente da EMBRAER e com faturamento de 1,9 bilhão de dólares em 2012. Sendo reconhecido como “Laboratório de Excelência” pela companhia coreana, participou de projetos tal como o desenvolvimento do caça supersônico de treinamento T-50.