II Semana de Administração inicia atividades

Por em 25 de setembro de 2013

O Diretório Acadêmico Bandeira Tribuizzi – Gestão Proative, do Curso de Administração, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início, nesta quarta-feira (25), à II Semana da Administração que traz como tema “Os novos caminhos para administração pública”.

A solenidade de abertura contou com a participação do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro de Carvalho; da coordenadora do Curso de Administração, Irlane Regina Moraes Novaes; do chefe de departamento, Airton Feitosa Cunha; do professor de administração, Celso Machado dos Santos Júnior; da presidente da EJAD, Amanda Letícia de Abreu Sá; do presidente do Diretório Acadêmico (DA), Milton Campelo Júnior e do executivo da UNE, Tauán Fernandes.

O chefe de departamento do curso de Administração, Airton Feitosa Cunha, parabenizou o DA e destacou a importância de se discutir a administração pública no espaço acadêmico. “Esse tema vem desde os primórdios da Uema, visto que ela é fruto da administração pública. Hoje, a administração pública está de certa forma, atrelada à administração privada. Assim esse é um momento de reflexão para saber até que ponto o aluno está direcionado, à administração pública ou privada”.

Tauán Fernandes, representante da UNE, ressaltou que a Semana de Administração teve êxito na escolha do tema visto o contexto atual da sociedade. “Em um ano, que milhares de pessoas foram às ruas para pedir educação, saúde, transporte e saneamento públicos de qualidade, este evento trouxe uma discussão interessante, tanto de forma regional quanto nacional, no que diz respeito a como conseguir uma administração pública com eficiência e competência”.

O evento vai contar com uma série de palestras, minicursos e exposições. A primeira palestra, “Organização Privada x Pública: gestão pública eficiente”, foi proferida pelo professor da Ufma e diretor de fiscalização do CRA-MA, Ricardo Carreira, que abordou as principais características para uma gestão pública eficiente, avaliando que a sociedade não é um cliente, mas sim, um usuário que tem direito aos serviços e produtos que o governo oferece.

Milton Campelo Júnior, presidente do DA Bandeira Tribuizzi / Gestão Proative, pontuou que a II Semana tem como foco mostrar para os acadêmicos que as empresas privadas e a gestão pública não podem andar separadamente, mas sim em conjunto. “Precisamos ter uma nova visão, tendo proatividade e transparência no que diz respeito à administração pública. O diretório acadêmico está buscando melhorar esse quadro. Em apenas quatro meses de trabalho nós já demos grandes passos na melhoria dos alunos de graduação, desenvolvendo projetos que agreguem a sua formação, estimulando o debate e a participação. Precisamos ter um foco na administração pública para começar a ter novos gerenciamentos e visões do que está acontecendo hoje”.

A II Semana de Administração, que acontece até o dia 27 no auditório do CCSA, conta com palestras durante todos os dias. Para saber quais são elas, basta acessar o endereço eletrônicos: www.dabt.adm.br.