Mesa redonda e apresentação de banners marcam o segundo dia de atividades do EPCECEN

Por em 4 de setembro de 2013

A 7ª edição do Encontro Pedagógico do Cecen (EPCECEN), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), trouxe em seu segundo dia uma série de atividades que envolveram alunos e professores.

Pela manhã, aconteceu a mesa redonda “Práticas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura do Cecen: relatos de experiências docentes I”, sob a coordenação dos professores: Raimunda Fortes (DQB/Uema); Lourdes Maria de Oliveira Paula Mota; Mauro Guterres Barbo e Hugo Leonardo Melo Dias.

A tarde foi destinada à apresentação de trabalhos divididos em duas áreas: Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais, como destacou a diretora do Cecen, Andrea de Araújo, na solenidade de abertura. Esta é a primeira edição que abre espaço para apresentação de trabalhos, uma necessidade manifestada pelos próprios alunos.

Dentre os trabalhos das Ciências da Natureza, destaca-se “Gestão de Resíduos Sólidos na Universidade Estadual do Maranhão: sensibilização e capacitação”, da aluna Alana dos Santos e da professora Zafira da Silva Almeida, no qual trabalhou com resíduos sólidos nos prédios do CCB e do UemaNet, conscientizando alunos, professores e funcionários sobre o manuseio do material reciclável, promovendo educação patrimonial. Segundo a aluna, o projeto pretende dar continuidade aos trabalhos, agora com foco para o Restaurante Universitário.

Nas Ciências Humanas e Sociais, também se destacou pesquisas que abordaram diferentes aspectos do ensino-aprendizagem, como é o caso da pesquisa das acadêmicas, Mariana Chaves Silva; Elani dos Santos Barros; Rafaelle Helena dos Santos Vieira e Lourdes Maria de Oliveira Paula Mota, intitulada, “Dificuldades encontradas pelo docente no ensino da leitura e escrita”, que realizaram um levantamento bibliográfico e a aplicação de questionários, com uma mostra de 30 professores de escolas públicas do Cohatrac e Cidade Operária. Dentre os resultados alcançados foi detectado que uma das principais dificuldades em relação ao ensino da leitura e escrita foi que a maioria dos alunos não tem o hábito de ler.

A programação do VII Epcecen continua até amanhã (5), com mesas redondas e apresentação de propostas para edição de 2014.