Outorga de Grau em Bacabal

Por em 20 de setembro de 2013

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, acompanhado do pró-reitor de Administração, Walter Canales Sant’Ana presidiu, na noite de ontem (19), a solenidade de Outorga de Grau para 130 formandos, realizada pelo Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), na Primeira Igreja Batista, no centro da cidade.

Os concludentes são oriundos dos cursos de Administração de Empresas Rurais e Cooperativas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências como habilitação em Biologia, Matemática e Química, Direito, Enfermagem, Letras Licenciatura habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Pedagogia Licenciatura, e Curso Sequencial de Educação Superior, de Formação Específica em Gestão de Saúde Comunitária.

Participaram da cerimônia a diretora do CESB, Rosilma Soares Bauer; o deputado federal e ex-reitor da Uema, Waldir Maranhão Cardoso; a secretária Municipal da Mulher, Maria José Aguiar Mendes; o presidente da sucursal OAB de Bacabal, Agnelo Rodrigues; e os diretoras dos cursos de Direito, Ítalo Prado Borges; de Letras, Maria de Fátima Santos; de Ciências, Rose Mary Soares Pinheiro; de Pedagogia (UemaNet), Heloísa Varão; de Administração, Meirelene Pereira Fróis Lima; de Pedagogia regular, Lindoracy Santos; e de Enfermagem, Cleudes dos Anjos Santos; dos assessores da Reitoria, José Henrique Pereira Macedo e César Choairy; e da secretária dos Órgãos Colegiados Superiores da Uema, Maria de Fátima Pinheiro.

O vice-reitor, na oportunidade, disse que “a solenidade de Outorga de Grau é um momento de grande significado para os formandos e suas famílias, para a Uema e para a sociedade, investindo-se de um ar festivo, pelo sentimento de conquista e de realização de um objetivo”.

O professor acrescentou, ainda, que a Uema tem dedicado o que tem de melhor para formar cidadãos e profissionais, capazes de exercer com ética, consciência e responsabilidade suas profissões. E completou: “Para os gestores, professores e servidores da Uema é um momento de alegria, de afirmação de propósitos e de confirmação da relevância da universidade, como instituição, para o povo maranhense”.

A professora Rosilma, ao se apresentar ao público presente, falou um pouco do que o Centro tem feito nos últimos anos. “O CESB, tem uma trajetória de 23 anos e, nesse espaço de tempo, vem buscando consolidar seus cursos mais antigos, quanto às necessidades do ensino, da pesquisa e da extensão, assim como, às necessidades de inovações pedagógicas e tecnológicas”, informou.

Nesse caminhar, disse Rosilma, tem sido incessante as buscas por melhoria do quadro efetivo de professores, qualificação docente em nível Stricto Sensu (mestrados e doutorados) para os professores já concursados, como forma de melhorar a produção acadêmica, que é o gargalo da docência no ensino superior hoje no Brasil.

Conforme explicou a formanda do Curso de Direito, Magda Regina, escolhida por seus pares para falar em nome dos concludentes. “Hoje, o momento é de júbilo. Chegada a hora de celebrar a vitória alcançada. É tempo de partilhar com os que amamos, o resultado da longa batalha”.

Em Bacabal, o professor Gustavo reuniu com professores e estudantes, numa agenda de trabalho que constou de diversos assuntos administrativos e acadêmicos, entre eles, seletivo para professores, melhoria dos laboratórios a continuidade das obras da Biblioteca e do anexo do Centro.