Proexae inicia VI Jornada de Extensão Universitária da Uema

Por em 26 de setembro de 2013

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início na noite dessa quarta-feira (25), à VI Jornada de Extensão Universitária (Joex), no Centro de Convenções – Campus Paulo VI.

A Jornada de Extensão da Uema traz este ano o tema: “Universidade e comunidade: conectando conhecimentos”, com o objetivo de fortalecer a relação entre as atividades essenciais da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, além de intensificar o contato entre a academia e a sociedade, contribuindo para o cumprimento de sua função social.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira; da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis e coordenadora geral do evento, Vânia Lourdes Martins Ferreira; da diretora administrativa da  Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Stael Chaves, representando a presidente Rosane Guerra; da pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; da Presidente da Fundação da Memória Republicana, Anna Graziella Santana Neiva Costa; do coordenador de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Willian Cardoso, representando o Pró-Reitor, Porfírio Guerra; da coordenadora de Extensão da Proexae, Maria José Aroucha; da coordenadora de assuntos estudantis da Proexae, Ivone das Dores; e da professora, Cinthia Reis.

Ainda participaram da cerimônia a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; a diretora do Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti), Edite Sotero; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), José Antônio Ribeiro e a professora  Erlinda Maria Bittencourt, representando a diretora do Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), Valéria Pinheiro Soares.

Durante a solenidade, o reitor José Augusto Silva Oliveira enalteceu o trabalho da Proexae, que realiza um evento de tão grande importância no contexto acadêmico. “A Universidade nunca será completa se não atender a expectativa da comunidade, e isso se faz a partir de ações extensionistas”. E enfatizou: “a extensão universitária tem o dom de reunir pessoas. É preciso disponibilizar nosso conhecimento para a sociedade, desenvolvendo o espírito de cidadania e compromisso do estudante e dos professores para com a sociedade”.

Já a pró-reitora Vânia Lourdes, cumprimentou os presentes e falou da satisfação de apresentar o resultado de um ano de trabalho em diversas áreas do conhecimento com o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Uema. “A Universidade precisa ser um espaço plural e democrático e temos caminhado para isso, incentivando a extensão nos diversos espaços acadêmicos, realizando a qualidade e o entrelaçamento de saberes e práticas. A VI Joex mostra o fortalecimento da extensão universitária para servir bem e melhor à comunidade”, destacou.

O evento contou ainda, com a realização da palestra “Universidade e comunidade: conectando conhecimentos”, ministrada pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uema, Marluce Wall Barbosa.

A professora Marluce mencionou que extensão universitária é um tema desafiador e fez um recorte do assunto, apresentando a integração dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com os alunos da Universidade de Paris, a partir da realização de um projeto de extensão, desenvolvendo atividades e conectando conhecimentos de culturas diferentes. “A extensão é uma atividade prazerosa, que possibilita transformar o ensino, a pesquisa e a sociedade”, mencionou a palestrante.

Serão realizadas até amanhã (27), mesas redondas, apresentações orais e em pôsteres de projetos de extensão, além de palestras. O evento representa para os estudantes o ponto de culminância de seus trabalhos, no qual os bolsistas podem perceber a relevância e os resultados da extensão no meio social, além de ser imprescindível para obtenção do certificado como extensionista da Uema.