Reitor e representantes do TRE reúnem-se na Uema

Por em 10 de setembro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira recebeu, no auditório do Curso de Biologia, Campus Paulo VI, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE–MA), desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, para tratar do andamento do novo recadastramento eleitoral pelo Sistema Biométrico, que tive início em março e, no campus Universitário Paulo VI, dia 26 de agosto.

Na ocasião, estiveram presentes a diretora do Fórum Eleitoral de São Luís, juíza Joseane Bezerra; o juiz auxiliar da presidência, Tyrone José Silva; o coordenador do projeto da Biometria no Maranhão, Hebert Leite; o criador do Programa de Biometria, Cristiano Nithe; os pró-reitores, Vânia Lourdes Martins (Proexae), Porfírio Guerra (PPG); além de assessores, professores e servidores da Uema.

Ao receber o presidente e outros representantes do TRE, o reitor desejou-lhes boas-vindas, e julgou o novo modelo de recadastramento importante para o aprimoramento do processo eleitoral no Estado do Maranhão. Em seguida, manifestou interesse, que o programa utilizado, seja apresentado aos professores e alunos do Curso de Engenharia de Computação da Uema.

O desembargador José Bernardo pediu o apoio da Uema durante o processo de recadastramento dos eleitores ludovicenses, que tem como tema “Recadastramento Eleitoral Biométrico: o poder está em suas mãos”.

“Conseguimos montar um programa, com o apoio do Governo do Estado, para que possamos contribuir no exercício da cidadania. Com muito esforço, eficiência e transparência, estamos implantando o sistema em São Luís e em mais cinco municípios. Temos um compromisso de realizar o recadastramento biométrico e estamos fazendo tudo que é possível, contamos com o apoio de todos para alcançar esse objetivo”, enfatizou o desembargador.

Segundo a diretora do Fórum Eleitoral de São Luís, Joseane Bezerra, o recadastramento Eleitoral Biométrico, que teve início em março, será encerrado no dia 19 de dezembro. Após essa data, aqueles que não tiverem feito sua consulta terão seus títulos cancelados e pagarão multa.

O Sistema Biométrico permite a identificação dos eleitores por meio de impressão digital. Além de São Luís, a revisão biométrica também está sendo feita nos municípios de São José de Ribamar, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e Timbiras.

Na Uema, o TRE está cadastrando, no horário das 8h às 18h, no prédio da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Apruema), campus Paulo VI, o recadastramento eleitoral biométrico.

A biometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que visa aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio. Por ser uma tarefa de grande e complexa proporção, está sendo realizada gradativamente em todo o território nacional, através de um planejamento detalhado.

A identificação biométrica do eleitor assegura que uma pessoa não se passe por outra na hora de votar. Com a biometria, diminuem os riscos de fraudes nos procedimentos de votação e fica reduzido o tempo médio de espera do eleitor nas filas.

Na reunião, o servidor Hebert Pinheiro Leite (coordenador da biometria no Maranhão) apresentou os dados do processo, destacando as fases do recadastramento, os locais de revisão, o andamento e a perspectiva para o final de 2013 e o mapa estratégico, que é uma ferramenta disponível no site do TRE.