Reitor preside Outorga de Grau em Caxias

Por em 13 de setembro de 2013

Uma Outorga de Grau prestigiada e bastante concorrida foi o que aconteceu ontem (12), à noite, na Casa Assunção Eventos, no bairro Seriema, realizada pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), com a presença do reitor José Augusto Silva Oliveira, que estava acompanhado da professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, diretora do CESC.

Na oportunidade, receberam o grau, 167 formandos dos cursos de Ciências com habilitação em Matemática, Química e Física, Ciências Biológicas, Física Matemática, Química, Letras, Pedagogia, Medicina, Enfermagem, História e Geografia.

Diante de uma plateia de mais de mil pessoas, o reitor expressou gratidão pelo grande número de novos profissionais lançados no mercado de trabalho pela universidade em Caxias. “Gostaria de me congratular com todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta solenidade acontecesse. Em especial, com as professoras e professores, que acompanharam de perto o desenvolvimento acadêmico de cada formando, com orientações e conselhos, servindo de mediador durante todo o processo de aprendizagem”, disse o professor.  Ele disse, ainda: “Sinto-me alegre em saber que a presente celebração é mais um resultado do cumprimento de nossas obrigações. Não só da missão de graduarmos profissionais altamente qualificados, mas, sobretudo, de termos contribuído para a formação de novos cidadãos e cidadãs”.

Já a professora Valéria, dirigiu-se aos formandos dando destaque para o que eles tiveram de mais importante em suas jornadas, a coragem e a competência de enfrentar e concluir um curso superior, em um país onde, segundo ela, apenas 8,31% dos brasileiros têm o privilégio. “Esta noite é de alegria, por vários motivos, mas o maior, sem dívida, é a vitória de participar deste momento em que vocês formandos, concluem a graduação, o que não é tarefa fácil […] Entre as dificuldades estão o acesso à escola, a necessidade do trabalho precoce e, com tudo isso, o desinteresse”. A professora continuou dizendo: “Aqui, é só o encerramento de uma etapa, mas com certeza, vocês estão preparados para continuar a busca pelo seu lugar na sociedade e dar a sua contribuição profissional e social como cidadãos com alto nível de formação”.

O reitor, no dia seguinte, falou com estudantes e professores e, ainda, vistoriou a execução das obras em andamento no CESC.

Participaram da cerimônia o prefeito de Aldeias Altas, José Benedito da Silva Tinoco; a diretora do Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto, Elizete Santos; o gestor regional de Educação, Luís Faustino da Silva;  o representante da Prefeitura de Caxias, Edvaldo Daniel; o ex-presidente da Federação das Escolas Superiores de Maranhão (FESM), Arthur Almada Lima; a diretora do Curso de Letras, Antonia Miramar  Alves; o diretor do Curso de Física; Paulo Afonso de Amorim; o diretor do Curso de História, Alcebíades Costa Filho; o diretor do Curso de Química, Raimundo Luís Ferreira de Almeida; o diretor do Curso de Ciências, Elmary da Costa; a diretora do Curso de Ciências Biológicas, Maria Claudene Barros; o diretor do Curso de Matemática, José de Ribamar Viana Coimbra; a representante do UemaNet, Lourdes Maria Paula; e representando o Curso de Geografia, Maria Tereza.