Segundo dia da Feira de Estágio e Emprego do Maranhão tem participação ativa da Uema

Por em 20 de setembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participa ativamente na programação da I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão, que acontece até sexta-feira (20) no Rio Poty Hotel. O segundo dia (19) foi marcado por uma grande participação dos congressistas.

Palestras, minicursos, oficinas e exposições acontecem em quatro auditórios, além e 25 stands de empresas e instituições parceiras. Temas como Microcrédito; Economia pessoal; Educação financeira; Novas oportunidades de carreira; Atendimento para o Empreendedor Individual; Orientação para novos negócios e desenvolvimento da inovação são as grandes atrações.

Na manhã de ontem (19), Conceição Neiva Pacheco, chefe da Divisão de Estágio e Monitória da Pró-reitoria de Graduação da Uema, participou da mesa redonda “A importância do estágio na formação profissional”.  Sobre a experiência do estágio para o aluno, a professora destacou, “é o momento em que ele vai entrar em contato com a realidade que futuramente irá atuar, então ele tem que ser bem preparado para esse mercado de trabalho”.

Outro professor da Uema que também contribuiu na programação do evento foi José Carlos Rodrigues Junior, que ministrou o mini curso “O perfil do negociador ideal”, no qual trouxe uma relevante discussão sobre os elementos da negociação e o papel do negociador.

Além da professora Marilene Sabino, que proferiu a palestra “As novas perspectivas de mercado para o profissional da área de Turismo”, na qual apresentou aos participantes uma visão diferenciada sobre esse campo de trabalho, por meio de uma análise realista do mercado.

Houve ainda, as exposições do professor Lúcio Flavio Campos, sobre “Segurança da Informação”, e, da professora Shirley Ribeiro Viegas, que ministrou o tema “A importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”.

A Feira reúne estudantes de várias instituições de educação, bem como profissionais e empresas. O Governo do Estado pretende criar com o evento oportunidades para que alunos do ensino médio, de cursos técnicos, universitários e recém-formados se aproximem de maneira qualificada do mercado de trabalho e realizem suas aspirações profissionais.

O estudante do curso técnico em Controle Ambiental, oferecido pelo UemaNet em São José de Ribamar, Robert de Oliveira Almeida, considera a iniciativa muito importante. De acordo com ele, “todos os temas abordados são bastante significativos para o aprendizado do aluno, principalmente para quem faz cursos técnicos. Tem muitos assuntos que abrangem várias áreas como Segurança, Tecnologia e isso faz com que a gente direcione melhor nosso pensamento para o que está sendo abordado e o que a gente quer realmente”, avaliou.