Tutor do UemaNet lança livro de poesias


Por em 18 de setembro de 2013



O tutor presencial do curso de Filosofia a distância do Núcleo de Tecnologias para Educação da Uema, Haullerands Yesares Carvalho, lançou, no último dia 13 de setembro, o livro de poesias intitulado Gotas de Essência. Ele escreve desde 1998 uma série de livros relacionados à literatura infantojuvenil (ainda não fez o lançamento porque não encontrou um bom ilustrador) com os seguintes títulos: Marieta e os três presentes gregos e Aventuras de Marieta no período das férias.

“Quanto às poesias, para mim foi um surpresa. Com muito esforço fiz uma no ano de 1998. Achava que não tinha vocação para poesias. Mas, em junho de 2012, após ter sido quase atropelado, um turbilhão de poesias brotou de mim. Foi algo quase incontrolável. Talvez as poesias já houvessem em mim, apenas estavam lá e de alguma forma adormecidas. Produzi em apenas 10 dias quase duzentas e não parei mais. cheguei as raias da loucura, mas consegui me controlar de modo que não permito escrevê-las assim que brotam de mim”, conta o poeta.

Com uma escrita poética diferente, ele não traz rimas, mas versos livres, estilo contemporâneo. Há certa cadência geométrica. “Do jeito que elas aparecem eu as registro. Elas surgem de observações do dia a dia das pessoas, dos acontecimentos. Às vezes elas vêm de modo híbrido, ou seja, estou escrevendo sobre algo e de repente insiro algo que me chamou atenção”, explicou.

Os temas são os mais variados possíveis: morte, vida, natureza, sentimentos, o nascimento da poesia no poeta, Deus, céu, o óbvio e o cotidiano.

Ele finaliza com as seguintes palavras: “minha inspiração são os meus alunos, as leituras do mundo e da vida. Busco inspiração no comportamento das pessoas, na observação das coisas óbvias, na natureza em toda a sua plenitude e no transcendental”.

No próximo mês Haullerands Yesares lançará seu segundo livro intitulado São Luís: séculos de mistérios, paixões em poesias. E já pensa em mais dois: Encantos e impróprios de São Luís e A condição humana: vida, morte e esperança.

O tutor e poeta esteve na tarde do dia 16 de setembro no UemaNet para autografar  

seu livro e dá-lo de presente à equipe de comunicação do Núcleo.



Últimas Postagens