Uema assina convênio com a Cemar

Por em 24 de setembro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira reuniu, na manhã da última segunda-feira, 23, com gestores da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), para a assinatura de um convênio, com objetivo de viabilizar a coleta e destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis no Campus Universitário Paulo VI, por meio do projeto EcoCemar.

A celebração da parceria ocorreu na sede da Companhia e contou com a presença da diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; do diretor de Distribuição (Cemar), Cristhian Almeida; do Relações Interinstitucionais (Cemar), Décio Evandro Silva; do executivo de Eficiência e Inovação (Cemar), Júlio Mendes; do gerente de Planejamento do Sistema Elétrico (Cemar), José Carlos Nascimento; do Engenheiro de Estudo e Planejamento (Cemar), Lucas de Paula; além do estudante da Uema Wenderson Vasconcelos que, na oportunidade, representou o projeto de extensão “Gestão de Resíduos Sólidos da Uema”, coordenado pela professora Zafira Almeida.

O EcoCemar é um projeto de Eficiência Energética de grande impacto ecológico, e consiste na troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação do material à indústria de reciclagem. O objetivo do programa é contribuir para a preservação do meio ambiente.

Os clientes comerciais e industriais podem doar seus resíduos em um posto de coleta e destinar o bônus gerado para uma instituição beneficente. Com a realização do projeto milhares de árvores deixam de ser cortadas, bilhões de litros de água deixam de ser desperdiçados, além da economia de milhares de quilos de minério ferro e energia elétrica.

Com a assinatura do termo de parceria, a Cemar se compromete em realizar a coleta seletiva dos seguintes materiais na Uema: papel, metal e plástico; além de realizar ações de sensibilização e conscientização ambiental.

Sobre a reunião, o professor José Augusto ressaltou o valor da parceria firmada, que pode ser ampliada, já que a Uema possui cursos voltados para essa área, como é o caso da pós-graduação em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos, além dos cursos técnicos em Controle Ambiental e Meio Ambiente, oferecidos pela Rede eTec, via UemaNet . Na oportunidade, o reitor salientou também, que a conscientização e a sensibilização das pessoas passam, sobretudo, pelo viés da educação, um dos atributos da universidade.

A professora Andréa de Araújo, que é presidente da Comissão Permanente de Educação Ambiental da Uema (Copea), explica que o convênio é resultado de um trabalho iniciado em 2012, quando se comemorou o Ano da Educação Ambiental. “Nós tivemos a participação da Cemar no processo de implantação do projeto piloto, que foi implantado este ano, mas idealizado desde o ano passado, nos prédios do UemaNet e Ciências Biológicas”, esclarece.

“Há um processo em andamento para que façamos a gestão dos resíduos sólidos no Campus Paulo VI, para depois, avançarmos a todos os campi. Esse convênio é uma marco importante, para que possamos amadurecer e ajustar esse projeto, que tem sido feito não só do ponto de vista logístico, mas educacional, que é o mais importante”, afirma Andréa.

A respeito da parceria, Décio Evandro ressaltou: “A Uema representa para a Cemar uma instituição muito forte, considerando sua amplitude dentro do estado, o grau de educação e o respeito que tem. Essa possibilidade de colocarmos o EcoCemar dentro da Uema, caracteriza e fortalece a visão estratégica que a Cemar tem de meio ambiente para difusão do nossos clientes. A Cemar se sente muito confortável em ter uma parceria com uma instituição de ensino superior desse nível”.