Uema participa ativamente da I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão

Por em 12 de setembro de 2013

São crescentes as discussões acerca da necessidade de mão de obra qualificada e especializada para inúmeras vagas oferecidas pelo mercado de trabalho. Neste âmbito, os cursos profissionalizantes, comumente conhecidos, são vistos como uma ponte rápida e segura para quem deseja inserir-se no mercado e para as empresas que almejam bons profissionais em seu quadro de colaboradores.

Nessa vertente é crescente a procura por cursos profissionalizantes no país. Hoje, o Brasil tem mais de um milhão de jovens matriculados no ensino profissional, os fatores que contribuem para a escolha é o menor tempo de duração e é um dos caminhos mais promissores para uma rápida inserção no mercado de trabalho.

Pensando por esse viés, a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet),  ultrapassou a sua missão de oferecer educação superior. Implantou, na sua grande, cursos técnicos na modalidade a distância, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação. “Existe, hoje, na Universidade uma grande preocupação em inserir no mercado de trabalho os seus alunos, futuros profissionais. Somos conhecedores da falta de mão de obra qualificada no mercado maranhense”, diz a coordenadora adjunta do e-Tec/UemaNet, Profa. Eliza Flora Muniz.

E é essa experiência, além de toda a sua tecnologia, que a Uema mostrará durante a I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão, que acontece de 18 a 20 de setembro, no Rio Poty Hotel.

Durante o evento, o Núcleo expõe o seu aparato tecnológico, por meio da lousa interativa, vídeos de como utilizar o estúdio, apresentação de videoaulas, assim como a explicação de como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/ Moodle. Isso tudo unido a vários materiais explicativos sobre os cursos técnicos e tecnólogos que a Instituição oferta em todo o Estado.

Professores da Uema, ainda, ministrarão as seguintes palestras durante a Feira: A importância das TICs na formação de profissionais para atender a dinâmica do mercado de trabalho (Shirley Ribeiro Viegas); Gestão de Qualidade na Indústria de Alimentos (Viramy Almeida); O perfil do negociador ideal (José Carlos Belo Rodrigues Jr); Eletricidade aplicada a múltiplos campos de atuação profissional (Aldo Saraiva da Silva); As novas perspectivas de mercado para o profissional da área de turismo (Marilene Sabino); Segurança da Informação (Lúcio Campos).

A Feira – A feira vai reunir estudantes, instituições de educação, profissionais e empresas em torno de assuntos como processos seletivos de trabalho, profissões do futuro, a importância do estágio e incubadoras de empresas.

Os participantes do evento, ainda, irão concorrer ao sorteio de 300 bolsas integrais de cursos profissionalizantes e 300 vagas de estágio remunerado.