Uema participa da Conferência Maranhense de Educação


Por em 19 de setembro de 2013



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou da abertura da Conferência Maranhense de Educação (Comae), que aconteceu no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Com o tema: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”, a conferência tem por objetivo debater proposições norteadoras para o Plano Estadual de Educação, que orientaram a Política Nacional obedecendo à indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrente, complementar e colaborativa.

Fizeram parte da mesa de abertura, Washington Luís, vice-governador do Maranhão; Francisco Chagas, representando o MEC; Pedro Fernandes, Secretário de Estado da Educação; Allan Kardec, Secretário Municipal de Educação; os deputados Pinto da Itamaraty, César Pires e Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do MA; o vereador Ricardo Diniz Fernando Silva, presidente da Comae; Julio Pinheiro, presidente do SINPROESEMMA; Edilson Baldez, presidente da FIEMA; José de Ribamar Bastos Ramos, presidente do Conselho Estadual da Educação; José Augusto de Oliveira, reitor da Uema e Paulo Avelar, promotor de defesa da Educação.

As autoridades destacaram a importância de se ter um momento para apresentar e discutir as propostas das 28 conferências intermunicipais para implementação do Plano Nacional de Educação, abrangendo a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

O representante do MEC, Francisco das Chagas, ressaltou para o compromisso e qualidade social da educação, garantindo o acesso a todas as classes e comunidades. Já o Secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, acredita que soluções democráticas acontecem no âmbito coletivo e que é necessário firmar parcerias entre instituições.

Para o reitor da Uema, José Augusto, a conferência vem no sentindo de dar uma contribuição ao país na construção da política educacional. “O que se espera no estado do maranhão é a construção de um plano estadual de educação que terá assentamento do que foi discutido nos municípios. É muito importante que se melhore os indicadores educacionais a partir de uma construção coletiva, onde todos os integrantes do processo, possam dar seu ponto de vista, no sentido de que a construção de uma política educacional seja uma contribuição com a participação de todos”, ressaltou o reitor.

O evento também contou com uma conferência de abertura, ministrada pelo professor Luiz Fernandes Dourado. A Comae acontece até hoje (19) e vai contar com palestras e discussões das propostas das 28 conferências intermunicipais.



Últimas Postagens