Uema participa de Conferência Estadual do Meio Ambiente

Por em 4 de setembro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, participou, na noite de ontem (3), da abertura da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (IV COEMA), que aconteceu no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva Santana – Altos do Calhau.

A cerimônia foi presidida pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, representando a governadora Roseana Sarney e contou com a participação do representante do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo de Abreu; do deputado estadual, José Roberto Costa; do promotor de Justiça, Luís Fernando Barreto; do secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Antonio Araújo; do vereador Fábio Câmara; do reitor do UniCeuma, Márcio Barros; do superintendente do Ibama-MA, Plínio Leão; da presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luiza Rezende; do representante da Fiema, Cirilo José Campelo; do diretor Regional do Senai-MA, Marco Moura; do membro do Conselho Maranhense de Meio Ambiente e representante da Sociedade Civil, George Sousa; além de autoridades convidadas.

A Conferência integra o calendário nacional proposto pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) de viabilizar um fórum para discussão, avaliação, compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações que aprimorem a política ambiental do país.

Na oportunidade, o secretário Victor Mendes ressaltou, que a questão dos resíduos sólidos é um dos assuntos mais desafiadores da atualidade. Segundo ele, “ao discutir responsabilidade compartilhada como principal diretriz, a política nacional de resíduos sólidos coloca todos, cidadãos, poderes públicos, instituições não governamentais, órgãos de controle, universidades, institutos de pesquisas, organizações publicas e privadas, como partícipes das soluções e da formulação de efetivação de políticas sustentáveis para o enfrentamento desse desafio”.

A IV Coema traz, nesta edição, o tema “Resíduos Sólidos”, visando debater por meio dos quatro principais sub eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Também serão abordados no evento exemplos de ações, soluções e inovações para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos.

Sobre o assunto em discussão, o professor José Augusto Oliveira destaca: “A Universidade vem desenvolvendo ações que dão evidências e demonstrações do comprometimento da instituição universitária com as questões ambientais, mas, sobretudo, dá um exemplo a toda sociedade, o quanto é importante e salutar assumir a responsabilidade com as questões ambientais no sentido de que essa mensagem, possa trazer um sentimento de comprometimento com os destinos do planeta terra que, em outras palavras é o destino da própria Humanidade”.

Atualmente, a Uema realiza por meio da Comissão Permanente de Educação Ambiental (Copea), um trabalho de sensibilização sobre a Educação Ambiental, por meio de ações que visam refletir e discutir sobre a Política de Educação Ambiental na Instituição.

As atividades da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente seguem até sexta-feira (4), com a oferta de dezesseis palestras.