Uema realiza abertura da 7ª edição do EPCECEN

Por em 4 de setembro de 2013

Foi realizada, na noite dessa terça-feira (3), a solenidade de abertura do VII Encontro Pedagógico do Cecen (Epcecen), no auditório do referido centro. O encontro deste ano traz o tema a “Multidimensionalidade da prática docente” e terá a participação de todos os cursos vinculados ao Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

Desde a sua 1ª edição o Epcecen trabalha o desafio de provocar nos docentes e discentes da Uema, uma sensibilização pedagógica para que se trabalhe numa perspectiva interdisciplinas, contextualizada e transversalizada.

Fizeram parte da mesa de abertura o vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa; a diretoria do Cecen, Andréa de Araújo; a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins Ferreira; e a representante do corpo discente do Cecen, Marly Silva Moraes.

A diretora do Cecen iniciou sua fala agradecendo a participação de docentes e discentes que contribuíram para a realização deste encontro que é realizado desde 2007. Destacou que em suas primeiras edições o encontro possuía um caráter mais de análise e participação interna dos cursos e departamentos. “Ao longo do tempo, foi incrementando-se e surgindo demandas da participação mais efetiva dos alunos, tanto é que, nesta edição, é a primeira vez que temos, em nossa programação, um espaço para apresentação de trabalhos. Para nós é um desafio muito grande e que tem sido uma etapa muito interessante no amadurecimento do próprio evento”, explanou Andréa de Araújo.

O vice-reitor destacou que o Epcecen irá promover para a universidade um momento de reflexão, que não pode ficar restrita apenas ao público do Cecen, mas para toda comunidade acadêmica. “Todos os setores devem buscar uma compreensão melhor do contexto em que vivemos e atuamos, assim como os novos papéis da universidade, dos professores e dos alunos”. Gustavo comentou, ainda, que o perfil do estudante e do professor, está sempre em mudança, uma consequência das transformações do mundo, que é contexto. “Já não faz mais sentido falar em domínio do conhecimento, nem tão pouco de transmissão desse conhecimento, tomando por parâmetros os padrões de antigamente. A temática deste encontro é bastante sugestiva, que inclui ou tenta abranger temas melhor ou pior discutidos nos diversos espaços em que estamos”.

O evento também contou com a palestra “Multiculturalismo: qual a importância para o ensino?”, ministrado pela professora Adriana Regina Sanseverino Losso, da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), que tratou da dimensão humana na sua multiculturalidade, trazendo uma abordagem de como tratar esse fenômeno nas redes de ensino e nas universidades, promovendo um debate que se aproxima com a necessidade de pensar a escola numa perspectiva multicultural.

O VII Epcecen acontece até o dia 5 de setembro, com mesas redondas e apresentação de banners, e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).