Uema realiza Outorga de Grau em Açailândia com grande festa

Por em 5 de setembro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa), realizou, na noite de ontem (4), no prédio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a primeira solenidade de Outorga de Grau, do segundo semestre de 2013, presidida pelo reitor José Augusto Silva Oliveira.

Participaram da cerimônia o diretor do Cesa, José Ribamar Ferreira Oliveira; a representante da Regional de Educação de Açailândia, Carla Janys Nascimento; a secretária de Educação de Açailândia, Ivanete Carvalho da Silva; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia), Vanderley Trombela; o representante do Ifma, Edvan Wilson Ferreira; o representante da Prefeitura de Açailândia, Luís James Silva da Silva; a diretora do Curso de Letras do Cesa, Ana Rita Bezerra da Silva; o diretor do Curso de Administração, Leojair Neves Silva; o diretor do Curso de Ciências Biológicas do Cesa, Messias Pereira Júnior; a diretora do Curso de Matemática, Ivanilde Sobral de Lima; e o representante dos paraninfos de turmas, José Melgaço Chaves; além de convidados e familiares dos formandos.

Na ocasião, receberam o grau, 72 formandos dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Matemática Licenciatura, Letras Licenciatura Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Administração Bacharelado, Pedagogia e Formação Pedagógica.

Na sua fala, o professor José Augusto destacou a importância da formação profissional em nível superior para os que, em Açailândia, desenvolveram grandes esforços para concluir a graduação na Universidade Estadual do Maranhão. “O vosso maior desafio é contribuir para as novas gerações. Romper o desequilíbrio social. Aumentar o conhecimento dos excluídos e integrar a sociedade de maneira solidária”, disse o reitor. E concluiu seu pensamento, com uma breve orientação aos formandos. Disse ele: “Usem vossos conhecimentos para melhorar a vida de todos […] mudem o mundo para melhor e o entreguem aos seus herdeiros melhor do que o receberam”.

Para o diretor do Cesa, José Ribamar Oliveira, cônscio do dever cumprido, no que diz respeito às responsabilidades da Uema, enquanto instituição de ensino superior, instalada na região asseverou: “Tenho plena convicção de que a universidade vem cumprindo o seu compromisso de agente transformador, quando oferece anualmente uma expressiva quantidade de cursos nas áreas da graduação e da pós-graduação, ao tempo em que coloca no mercado profissionais qualificados que, certamente, contribuirão para elevar os indicadores sociais e econômicos”. O professor concluiu sua assertiva dizendo que “Açailândia é o único município maranhense, onde a economia movimenta, de modo homogênio, os setores primário, secundário e terceário, necessitando de maior envolvimento dos segmentos públicos e privados”.

O Centro de Estudos Superiores de Açalândia (Cesa), criado em 2002, agrega os cursos regulares de Administração, Letras, Biologia, e de Matemática; além do Tecnólogo em Gestão Ambiental. Pelo UemaNet, são Administração Pública, Pedagogia, Filosofia, e Tecnologia de Alimentos. Pelo Programa Darcy Ribeiro, podem ser conferidos os cursos de Biologia, Matemática, Química, Física e História. Até o momento, o Cesa devolveu à sociedade, 2.940 profissionais graduados, e possui em seu quadro atual, 860 estudantes matriculados.