Uema realiza Outorga de Grau em Balsas

Por em 28 de setembro de 2013

Na noite da última quinta-feira (26), o reitor José Augusto Silva Oliveira presidiu, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a solenidade de Outorga de Grau, realizada pelo Centro de Estudos Superiores de Balsas (Cesba), para 39 formandos do primeiro semestre de 2013, dos cursos regulares de Letras, Enfermagem, Agronomia e Matemática, bem como 37 de Pedagogia (UemaNet).

Participaram da mesa de autoridades a diretora do Cesba, Terezinha de Jesus Maia Lima; o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho; o prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Eliomar de Jesus Nogueira; os diretores dos cursos de Agronomia, Luciano Façanha Marques; de Ciência habilitação Matemática, Lourimara Farias Barros Alves; de Enfermagem bacharelado, Ana Maria Marques de Carvalho; de Letras, Marta Helena Facco Piovisan; e de Pedagogia a distância, Heloisa Varão, além de professores, convidados e familiares dos formandos.

Na ocasião, o professor José Augusto disse aos formandos, que o exercício de suas profissões contribua – no meio em que vivem – para que o conhecimento esteja em defesa da vida, da democracia e da construção de uma sociedade de homens e mulheres emancipados e comprometidos com os princípios da solidariedade e da justiça social. “O essencial de nós não está escrito em diplomas e não será visto em paredes”, refletiu.

A diretora do Cesba, Terezinha Maia ressaltou, em seu discurso, a importância e a alegria de concluir uma graduação. “Este é um dia muito especial, inesquecível. Não podemos sentir o que cada um de vocês está sentindo neste momento, porém podemos imaginar o que esta formatura representa para todos […] Chegar ao ensino superior é mais do que uma possibilidade de ter uma profissão, é o passaporte para a esperança de uma vida financeira equilibrada e socialmente estável, disse Terezinha.

O prefeito Luiz Rocha Filho, incentivou aos formandos, mostrando que a luta não terminou ali, mas era o grande começo de tudo. “Sabemos que as dificuldades vêm e vocês não devem se abater por isso. Passei por este caminho, também estudei na Uema e, hoje, sou prefeito de Balsas. Os vencedores são aqueles que não desistem de seus objetivos, e sei que, pelas suas competências, irão muito longe com tudo aquilo que aprenderam nesta universidade”.

No Cesba, o reitor reuniu com a direção do Centro, com professores e com estudantes, para discutir assuntos sobre seletivo de professores, reforma do prédio, transporte e internet local.