Vice-reitor preside Outorga de Grau em Santa Inês

Por em 19 de setembro de 2013

Diante de um público estimado em cerca de 400 pessoas, o vive-reitor Gustavo Pereira da Costa presidiu, na noite dessa quarta-feira (18), uma grande festa de Outorga de Grau para 128 formandos dos cursos de Letras, Pedagogia, Pedagogia a Distância, Arquitetura e Enfermagem, realizada pelo Centro de Estudos Superiores de Santa Inês (Cessin).

A solenidade, que aconteceu na Igreja Católica São Francisco de Assis, contou com a presença da diretora do Cessin, Núbia Célia Bege Cutrim; da deputada estadual, representando a Assembleia Legislativa, Vianey Pinheiro Bringel, do representante do prefeito local, Luiz Edmundo Coutinho de Brito; do pró-reitor de Administração, Walter Canales; da representante do UemaNet, Maria de Lourdes Paula Costa;

Também marcaram presença no evento a diretora dos cursos de Letras e Pedagogia, Lourdene Paula Costa; a diretora do Curso de Enfermagem, Eliane Mendes Rodrigues; a chefe do Departamento de etras e Pedagogia, Sandra Regina Oliveira Passinho; os assessores da Reitoria César Choairy e José Henrique Pereira Macedo; e a secretária dos Órgãos Colegiados da Uema, Maria da Fátima Pinheiro, além de familiares dos formandos e convidados.

No seu discurso, o professor Gustavo explicou aos concludentes, que “a universidade tem responsabilidades com o avanço do conhecimento, desde sua criação como instituição. A ela, cabe ser espaço vibrante de críticas e de debates sobre as verdades transitórias. O cidadão e a cidadã que nela chegam, repletos de expectativas, assumem parte dessa missão e se investem desse espírito inquietos de querer renovar o que já se conhece”, declara.

O vice-reitor disse, ainda, que a Uema, universidade jovem, mas com uma trajetória de conquistas que orgulha os maranhenses, presta conta hoje com a sociedade desta cidade e desta região, na medida em que devolve, como profissionais qualificados, aqueles que um dia, bateram à sua porta. Aos formandos, ele disse: “Levem em suas vidas a Uema, casa que os acolheu, templo do saber que os preparou para o trabalho. Não esqueçam de dignificar esta instituição por onde quer que andem, pois ela pertence a todos os maranhenses”, conclui o professor.

A professora Núbia Bege, muito satisfeita com mais uma etapa cumprida pelo Cessin, explicou que o sonho de todo educador não é somente fazer parte da formação profissional dos nossos discentes, mas deixar que eles saiam daqui excelentes educadores e bacharéis. “Que vocês sejam profissionais responsáveis, felizes, éticos, comprometidos com a educação, para o desenvolvimento da nossa região, e que estejam preparados para o mercado de trabalho […] Aproveitem cada momento de suas vidas, vivam tudo com intensidade e lembrem-se sempre da frase de Nelson Mandela “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, completa.

A oradora escolhida para representar os formandos, Elys Regina Arruda Martins, ao usar a tribuna, fez questão de agradecer a todos, em especial, os professores com quem tive mais contato durante a graduação. “Não podemos esquecer daqueles que contribuíram para que aqui estivéssemos. Primeiramente agradecemos a Deus, por nos conceder o dom da vida e nos escolher como servos do ‘ensinar e do cuidar’. A Ele, o maior escritor de todas as histórias, nosso muito obrigado”.

Ainda na tarde de quarta-feira, o vice-reitor reuniu, no auditório do Cessin, com a direção, professores e funcionários do Centro, onde tratou de diversos assuntos administrativos, tais como, doação e infraestrutura do prédio, seletivo para professores, a implantação de novos cursos, entre outros.