Alunos do Curso de Engenharia da Computação realizaram visita ao TRE

Por em 1 de outubro de 2013

Os alunos do Curso de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), juntamente com o diretor do curso, Reinaldo de Jesus da Silva, realizaram, na tarde dessa segunda-feira (30), uma visita ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE–MA).

Na oportunidade, o criador do Programa de Biometria, Cristiano Nithe, falou sobre o recadastramento Eleitoral Biométrico, que teve início em março e será encerrado no dia 19 de dezembro. Apresentou os dados do processo destacando o mapa estratégico, que é uma ferramenta disponível no site do TRE, no qual é possível realizar o acompanhamento do recadastramento dos eleitores e o andamento dos dados nas regiões, para que os gestores possam realizar ações estratégicas, caso seja necessário.

O Sistema permite a identificação dos eleitores por meio de impressão digital. Além de São Luís, a revisão biométrica também está sendo feita nos municípios de São José de Ribamar, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão e Timbiras.

Segundo o presidente do TRE, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, “nossa meta é realizar esse processo com eficiência e transparência. Conseguimos montar um programa, com o apoio do Governo do Estado, para que possamos contribuir com o exercício da cidadania, temos um compromisso de realizar o recadastramento biométrico e, para isso, estamos fazendo tudo o que é possível”.

A visita partiu do interesse do reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira, em apresentar aos professores e alunos do Curso de Engenharia de Computação, o programa utilizado pelo TRE.

O processo de recadastramento eleitoral biométrico, que tem como tema “Recadastramento Eleitoral Biométrico: o poder está em suas mãos”, é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que visa aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio. Por ser uma tarefa de grande e complexa proporção, está sendo realizada gradativamente em todo o território nacional, através de um planejamento detalhado.