APRUEMA – NOTA DE RECOMENDAÇÃO

Por em 10 de outubro de 2013

A Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão (APRUEMA), extremamente preocupada com a crise no atendimento médico de docentes da Universidade Estadual do Maranhão pela UNIMED-SÃO LUÍS, manifesta o que se segue:

1. Na sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, foi mantido contato com a UNIMED-SÃO LUÍS ocorrendo, então, uma reunião com a gerente de relacionamento da operadora, Sra. Glaucilene. Em conversa franca e objetiva, veio à tona o momento difícil vivido pela UNIMED-SÃO LUÍS. A gerente em questão informou à representação da APRUEMA que, na tentativa de superá-lo, a diretoria da UNIMED-SÃO LUÍS convocou os cooperados (médicos) para uma Assembléia Geral Extraordinária, sendo que, na ocasião, foi colocada a situação precária do Plano e que a solução do problema, a priori, passaria pela recuperação da credibilidade da empresa e que essa situação dependia basicamente dos cooperados. Diante dos fatos expostos, os cooperados decidiram voltar a atender pelo Plano. No entanto, essa decisão ficou somente na promessa não acontecendo, então, na prática.

2. A representação da APRUEMA saiu da reunião convicta de que a situação da UNIMED-SÃO LUÍS é de difícil solução, uma vez que a normalização dela passa pela classe médica que não se mostra disposta a voltar a atender os associados do referido plano de saúde.

3. Convicta disso, a representação da APRUEMA, na mesma sexta-feira, dia 27 de setembro de 2013, procedeu a novo contacto com a operadora de saúde ASSEFAZ, através da Gerente Estadual, Adriana da Silva Duarte, a quem já havia solicitado a adesão dos docentes associados à UNIMED-SÃO LUÍS para o plano por ela dirigido. Ela informou à representação da APRUEMA que a Agência Nacional de Saúde (ANS) ainda não havia liberado a empresa para novas adesões. Mesmo assim, a APRUEMA entregou à gerente uma exposição de motivos e a relação de mais de 150 vidas a ser encaminhada a Brasília com vistas à análise do pleito.

4. Como alternativa, foi feito contato com o gerente regional da AMIL, Sr. Eudes Barros, no sentido de que nossos associados possam integrar ao Plano de Saúde Coletivo por Adesão.  O gerente demonstrou que a AMIL está se reestruturando e tem como meta disputar o mercado brasileiro com o Bradesco Saúde e que estaria à disposição para aceitar novas adesões. Nesse sentido, foi feito contato com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS que se limitou a dizer que a AMIL estava em processo de reestruturação.

5. Ante a situação exposta, a APRUEMA recomenda aos seus associados que solicitem à UNIMED-SÃO LUÍS a documentação de portabilidade de transferência para outro plano, tendo a AMIL como a principal opção.

6. Por fim, a Diretoria da APRUEMA ressalta o extremado esforço feito no sentido de que seus associados tenham o direito ao pleno atendimento médico. A entidade, no entanto, entende que o Governo Federal e o Ministério Público devem intervir no sistema de atendimento médico, por meio de planos de saúde, para que situações geradas pela UNIMED-SÃO LUÍS não voltem a ocorrer.