Atividades da Uema movimentam a SNCT neste quarto dia

Por em 24 de outubro de 2013

O quarto dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é marcado por uma movimentação intensa em vários stands, dentre eles o da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), que apresenta hoje, o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água, além das mudas produzidas na Fazenda Escola de São Luís.

O Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água oferece ao público uma mostra do trabalhado que realiza na Universidade, o qual trata sobre o controle, verificação e condição dos alimentos. O setor auxilia tanto o serviço de vigilância quanto no que se refere à saúde animal e humana. O laboratório também gera tecnologia, auxiliado as populações que trabalham com a produção de alimentos com qualidade, também faz o controle em várias empresas, além da verificação do estado da água em poços. Quem está coordenando a equipe expositora é a professora de Microbiologia, Monique Pinheiro Maia Silva, do Curso de Medicina Veterinária.

Muitas pessoas vieram apreciar e receber as mudas cultivadas na Uema. Plantas ornamentais e frutíferas estão sendo doadas durante a exposição.Os responsáveis pelo cultivo são os alunos estagiários e funcionários que trabalham na Fazenda Escola, sob a gerência da professora Ariadne Enes Rocha.

Outra atração foi o sorteio de estojos e pastas sustentáveis produzidas pelo projeto “Doe um Banner”, idealizado pelo Núcleo Geoambiental (Nugeo). De acordo com a coordenadora do projeto, Deisyele de Oliveira, o trabalho tem por objetivo dar um novo destino a esse material que depois de terminado tempo, fica obsoleto. Já foram planejadas a produção de quebra-cabeças e pufes, todos feitos de banners.

Houve ainda, na sessão de painéis, a apresentação de pesquisas realizadas pelos estudantes bolsistas de Iniciação Científica da Uema, entre elas a da estudante PatryciaElen Amorim, com o título “Educação Ambiental Sobre as Matas Ciliares em Alcântara – Maranhão”.

“O nosso objetivo foi conscientizar a população vizinha ao Rio Pepital, sobre a importância das matas ciliares, de conservar e preservar. Com as nossas atividades eles puderam compreender e ter uma nova relação com o rio”, explicou Patrycia Amorim.

Sobre o mesmo tema, o estudante Wenderson Santos Vasconcelos, do Curso de Ciências Biológicas, realizou o minicurso “Avaliação de Impacto Ambiental”, que traz uma análisedas consequências negativas das grandes construções na capital, motivadas, principalmente, pela especulação imobiliária. O estudo foi feito, a partir de diagnósticos realizados por professores e pesquisadores. “Nós estamos destruindo o ambiente da fauna e flora com a construção de novos espaços urbanos”, afirmou Wenderson.

No stand do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), o público também tem a sua disposição informações sobre os cursos oferecidos e atividades realizadas pelo mesmo, além da exposição de todo o aparato tecnológico do UemaNet, por meio de folders explicativos, lousa digital, videoaulas e da revista impressa PoloUm, que contém uma edição especial dos 15 anos da Educação a Distância na Universidade.  Também acontecem oficinas com vários temas diferentes, desde recicláveis a aplicativos para celular.