?Atlas do esporte no Maranhão? é lançado no novo prédio de História da Uema

Por em 3 de outubro de 2013

Como parte da programação da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), o novo prédio do Curso de História, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), é um dos espaços destinados para desenvolvimento de atividades, como o lançamento do livro “Atlas do Esporte no Maranhão”, do professor Leopoldo Gil Dulcio Vaz, que aconteceu na tarde dessa quarta-feira (2). O lançamento contou com a presença do reitor José Augusto Oliveira e de alunos da rede pública de ensino.

A obra, volume V da coleção “Memória (s) do esporte, lazer e educação física no Maranhão”, é uma publicação do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, que  teve início em 2004, com o professor Lamartine de Pereira da Costa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O autor, professor Leopoldo Vaz, assumiu o compromisso, como parte de um plano maior, de fazer o Altas no âmbito do Maranhão.

A obra reúne textos de vários autores, da história e evolução do esporte na capital maranhense e em alguns municípios, fazendo um resgate e registro das práticas esportivas de determinada modalidade ao longo da sua implantação no estado.

Novo prédio do curso de História

O reitor aproveitou a oportunidade para visitar as novas instalações do prédio do Curso de História da Uema, que tem inauguração prevista para o dia 18 de outubro. São 10 salas de aula, com capacidade para 30 cadeiras, biblioteca, laboratório de informática, auditório, 2 salas de professores, cantina, área e vivência e 8 salas para Núcleos de Pesquisa do curso, o novo prédio vai atender às demandas da graduação e da pós-graduação em um só espaço.

O Sobradão, situado na Rua da Estrela – Praia Grande, centro da cidade de São Luís, foi totalmente restaurado para atender aos alunos de história.