Autoridades de Pedreiras acompanham o reitor em visita ao Cespe

Por em 14 de outubro de 2013

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira, realizou uma visita técnica ao Centro de Estudos Superiores de Pedreiras (Cespe). A visita contou com a presença do prefeito Francisco Antonio Fernandes (Totônho Chicote), do deputado estadual, Raimundo Louro e do vereador Serapião Louro.

A diretora do Cespe, Carmem Lúcia de Moraes Costa e a diretora do Curso de Letras, Francisca Cilene Franco da Silva, apresentaram aos convidados as instalações do Centro. Carmem Lúcia destacou que o atual espaço foi cedido pela prefeitura e, hoje, atende aos cursos com salas de aula, acervo bibliográfico, secretaria e área de vivência. Ainda, segundo a diretora, existe a necessidade de montar um laboratório de informática capaz de atender ao Curso de Educação a Distância em Administração Pública, oferecido pela UemaNet.

Diante da necessidade do Cespe de ter um campus próprio, para melhor abrigar os acadêmicos dos cursos oferecidos na cidade, o prefeito se comprometeu em doar um terreno para construção do novo prédio, destacando que a visita do reitor José Augusto foi importante para firmar parcerias e fortalecer a Universidade Estadual na região. “Nós já conseguimos o terreno do Ifma e, agora, vamos conseguir o terreno para o novo prédio da Uema. Assim, é de grande importância que façamos essa doação e estamos preparados para receber outras instituições, como a Ufma. Juntos, vamos atender às necessidades da educação, principalmente as do Cespe, que foi uma conquista do deputado estadual, Raimundo Louro”, frisou o prefeito Antonio Chicote.

O deputado Raimundo Louro não deixou de expressar seu sentimento com a notícia. “Para nós é motivo de alegria receber em nossa cidade o reitor da Uema, que veio realizar a outorga de grau aos 42 formandos da nossa região. Isso certamente fortalece a educação no médio mearim que, desde o meu mandato como prefeito desta cidade, lutou para que os cursos da Uema chegassem aqui. Hoje a felicidade é maior com a doação do terreno pelo nosso prefeito. Temos certeza que vamos conseguir concretizar este sonho para a população de Pedreiras”, destacou.

Na sua fala, o reitor enfatizou que a Uema deve muito ao apoio dado pelos prefeitos, que sempre estão contribuindo na consolidação dos trabalhos da universidade. “Na visita ao Cespe, tivemos a presença do prefeito municipal e a garantia de uma área para construção do futuro campus da Uema na cidade. Esse foi um ponto de relevância, além de estarmos verificando as condições atuais de funcionamento, questões administrativas e acadêmicas. Estamos funcionando de maneira adequada, e com a esperança de, no futuro, termos um espaço consolidado, que ofereça melhores condições para receber os alunos nos diferentes cursos oferecidos”, ressaltou o reitor, que garantiu a elaboração do projeto, assim que for viabilizado a doação do terreno.

Atualmente, o Cespe possui quatro turmas de Letras licenciatura, uma de Ciências com habilitação em Matemática e, recentemente, foi iniciado o Curso de Administração Pública, na modalidade a distância.