CCA realiza II Jornada Pedagógica para docentes

Por em 31 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), realiza, hoje (31), durante todo o dia, no hotel Premier – Ponta D’Areia, a II Jornada Pedagógica para os Docentes das Ciências Agrárias, com o tema “Educação Inclusiva: propondo ações para o processo de formação dos docentes na educação superior”.

De acordo com a coordenadora do evento e diretora do CCA, Francisca Neide Costa, o treinamento é direcionado a professores das Ciências Agrárias e, visa, sobretudo, abordar um tema atual que prepare os docentes para receber alunos que apresentem diversos tipos de deficiências, entre elas, visual, auditiva, intelectual e de aprendizagem.

Para falar sobre o assunto, foi convidada a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial da Uema, Marilda de Fátima Lopes Rosa, que destacou em sua palestra o papel do professor na sociedade inclusiva e a formação profissional para lidar com alunos especiais. “Destaco, em minha fala, o planejamento didático, que oportuniza aos professores um bom desempenho pedagógico em sala de aula”, disse Marilda. E concluiu: “É importante esclarecer a esse profissional a convivência com a diversidade humana”.

Na parte da tarde, segundo a professora Francisca Neide, acontecerá uma oficina de trabalho em que será feito um planejamento para fortalecer a qualidade do ensino na universidade. “Na ocasião, aproveitaremos a oportunidade para discutir, também, o tema ENADE 2013, com o professor Francisco Nóbrega, que fará a apresentação dos cursos das Ciências Agrárias (Agronomia, Veterinária e Zootecnia), que terão seus alunos fazendo a prova ENADE 2013 no próximo dia 24 de novembro.