CESC promove I Simpósio de Botânica do Meio-Norte

Por em 29 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), realiza entre os dias 5 e 7 de novembro, o I Simpósio de Botânica do Meio-Norte, coordenado pelo professor Gonçalo Mendes da Conceição.

Com o tema “O Conhecimento botânico, florescendo no Cerrado”, o simpósio proporcionará a troca de experiências entre pesquisadores, professores e demais envolvidos, na área de produção e difusão do conhecimento botânico, concentrando esforços e buscando parcerias para disseminar o conhecimento, indicando caminhos, integrando (contextualizando) os saberes e motivando o aprendizado.

A ideia da realização de um evento científico de grande porte na sede do município de Caxias, nasceu em 1996, quando o CESC recebia a primeira Bolsa de Iniciação Científica/CNPq. “Esta bolsa teve como objetivo realizar o primeiro estudo botânico no município. Seguindo essa perspectiva de pesquisa, já no ano de 1997, foi realizado no Centro, de 26 a 30 de novembro de 1997, a XXI Reunião Nordestina de Botânica, que contou com uma vasta programação, como a realização de minicursos, conferências, mesa redonda, sessão técnica de apresentações de banner e visita técnica a áreas fitogeográficas no município”, destacou o professor Gonçalo.

O professor destacou, ainda, que a realização do I Simpósio de Botânica do Meio-Norte será um marco histórico, para a instituição, que depois de 16 anos, propiciará aos pesquisadores e alunos de outras instituições superiores, um importante fórum para discussão a respeito de temas da ciência botânica.