Ciências Agrárias, Biológicas e alunos do Curso Técnico em Alimentos na SNCT

Por em 24 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) apresentou, nessa quinta-feira (25), mais um dia de atividades, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz como tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

Um dos destaques foi a palestra “Pesquisa dos padrões físico-químicos e nutricionais da carne de Caranguejo-Uça (Ucides cordatus) comercializada nas feiras livres e mercados da cidade de São Luís-MA”, ministrada por Rafael de Sousa Mendes.

A pesquisa, apresentada pelo estudante do 6º período do Curso de Medicina Veterinária, sob orientação da professora Francisca Neide Costa, destacou a importância econômica e social da espécie de caranguejo e, também, a necessidade elaboração de Políticas de defesa.

O estudante apresentou os resultados de análise de pH, prova de cocção e unidade, chegando à conclusão de que não foi identificado variações dos itens analisados tanto em mercados quanto em feiras livre. Outra curiosidade apontada pelo palestrante foi o Caranguejo-Uça, que pode ser uma opção para dietas alimentares uma vez que seu valor calórico é baixo e com alto valor de proteína.

A professora Zafira da Silva de Almeida também esteve presente na SNCT para o relançamento do livro “Recursos pesqueiros da costa Maranhense: bioecologia, pesca e biomonitorameno”, uma coletânea de vários capítulos, que tratam de estudos realizados com recursos de dois editais da Fapema. “Essa é uma boa oportunidade para mostrar aos visitantes da SNCT o que se produz de pesquisa e estudos na área de pesca e bioecologia de recursos pesqueiros, no estado do MA”, enfatizou Zafira Almeida.

O stand do UemaNet também chamou atenção dos visitantes com os alunos do Curso Técnico em Alimentos, modalidade a distância, do Polo de São José de Ribamar I/Mirititiua, que realizaram uma oficina de produção de sorvete, destacando os métodos de conservação de alimentos pelo frio.

A aluna do curso, Edna Pereira, explicou a importância de se conservar os alimentos: “A boa conservação evita a deterioração dos alimentos. O congelamento faz com que ele seja conservado durante vários meses. É grande a quantidade de alimentos desperdiçados na atualidade e essa é uma das melhores formas de se evitar esse desperdício”, frisou a estudante do Curso Técnico em Alimentos.