Consun aprova Especialização em Gestão Universitária para servidores

Por em 11 de outubro de 2013

O Conselho Universitário aprovou, na última quarta-feira (9), em sessão ordinária, a criação do Curso de Especialização em Gestão Universitária, destinado à qualificação dos servidores técnico-administrativos que atuam na instituição.

O curso objetiva desenvolver uma visão estratégica gerencial da organização universitária, a partir de conceitos e ferramentas que permitirão ao servidor agregar conhecimentos no desenvolvimento de suas atividades cotidianas, e terá como requisitos: a) diploma ou certificado de curso superior; b) documento de liberação do chefe imediato.

A seleção será por prova classificatória e análise curricular, conforme a demanda. O curso terá 360 horas, duração de até 18 meses e oferecerá 40 vagas. O edital sairá em janeiro de 2014 e as aulas terão início em março de 2014. Mais informações no edital.

Conteúdos que serão abordados: administração geral, metodologia do trabalho científico, direito administrativo, legislação da educação superior, orçamento, planejamento, gestão de pessoas, gestão de materiais e patrimônio, projeto e seminários sobre gestão universitária.

A iniciativa da criação do curso originou-se de uma solicitação da Reitoria da Uema ao Departamento de Administração do CCSA e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O curso será coordenado pelo professor Dr. Gilson Martins Mendonça.

Segundo o vice-reitor, professor Gustavo Costa, que coordenou o Curso Sequencial de Gestão Universitária há alguns anos, esse curso dá início a um novo ciclo de aperfeiçoamento profissional e de desenvolvimento pessoal. “Esse curso de especialização chega para dar sequência ao processo de elevação qualitativa da capacidade do nosso quadro funcional, que sempre tem sido uma preocupação deste Reitorado, oferecendo o que temos de melhor em termos de expertise na área da Gestão Universitária”, reflete o professor.