Curso de Ciências Biológicas celebra 10 anos

Por em 29 de outubro de 2013

O Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na manhã de hoje (29), em seu auditório, uma palestra com a representante do Conselho Regional de Biologia (CRBio), Ana Tereza Lyra Lopes.

A bióloga fez uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo Conselho, e explanou sobre os ramos de atuação do profissional das Ciências Biológicas. Durante a programação, dedicada à comemoração dos 10 anos do Curso, ex-alunos relataram suas experiências durante a graduação e suas vivências na prática profissional, no mercado de trabalho.

Ainda durante a manhã, uma gincana ecológica/educativa foi organizada pelos estudantes, promovendo uma interação entre os alunos.

A diretora do curso de Ciências Biológicas, Eliane Pinheiro de Sousa, destacou que o dia é dedicado à comemoração dos 10 anos do Curso. “Além de ser um momento de comemoração, e uma oportunidade de agradecer a toda essa família que compreende o curso de Ciências Biológicas Licenciatura. E essa programação foi pensada pelos alunos, que se mobilizaram, e com o apoio da direção, podemos realizar esse evento comemorativo”, destacou.

O Curso

O Curso de Ciências Biológicas da Uema passou por mudanças significativas ao longo de dez anos, destacando-se o processo de estruturação do Núcleo Comum das Licenciaturas, e a adequação ao novo currículo do profissional biólogo, implementado pelo Conselho Federal de Biologia, e a unificação dos CCB da Uema.

O Curso foi idealizado, a partir de um processo de discussões com discentes, docentes e funcionários. A estruturação para criação foi coordenada por uma comissão que se embasou nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Nacionais dos Cursos de Ciências Biológicas e Legislação Federal aplicada ao biólogo.