DEMATI e CMAT promovem a III Semana de Matemática

Por em 30 de outubro de 2013

Iniciada nessa terça-feira (29), a III Semana de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem como tema central “Matemática e suas aplicações”, e é voltada para a valorização da pesquisa na área.

A programação, direcionada a estudantes e profissionais da área, inclui minicursos, sessões técnicas, palestras e exposição de trabalhos desenvolvidos no Departamento de Matemática e Informática (Demati) e no Curso de Matemática (CMAT).

De acordo com o professor João Coelho Filho, coordenador do evento, a ideia é promover a integração entre o Demati com outros Centros de pesquisa: “Essa é a terceira edição do evento, que tem o objetivo de fortalecer o ensino e a pesquisa no estado, divulgando os trabalhos de pesquisa realizados no Curso de Matemática e permitindo o debate de ideias”, afirma.

Promovido pelo Demati e pelo CMAT, a Semana contou, em seu primeiro dia, com a participação do professor doutor Geraldo Nunes Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, que ministrou a palestra de abertura.

Segundo o professor Geraldo, o tema tem como foco a utilização da matemática como ferramenta prática. “As equações e sistemas numéricos são indispensáveis no desenvolvimento da tecnologia, podendo ser aplicada na gestão de recursos e ambientes empresariais, reduzindo o tempo de desenvolvimento de projetos, por exemplo”, explica.

Para Mariana Larissa Soares, acadêmica do 6º período do Curso de Matemática, a participação na III Semana de Matemática é uma oportunidade de somar conhecimentos e experiências fundamentais para a carreira docente. “A troca de informações com os professores convidados, com mais experiência, nos permite visualizar outras formas de aplicar a matemática e ensiná-las aos nossos alunos, cuja grande dificuldade é exatamente na nossa disciplina. É uma maneira de melhorarmos nossas aulas e desfazer essa ideia de que matemática é um bicho papão”, destaca.

A solenidade, que marcou o início das atividades do evento, realizada no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), contou com a presença de Cleilson Gomes de Sá, secretário geral do Centro Acadêmico de Matemática, do professor Mauro Guterres Barbosa, diretor do curso de Matemática da Universidade, da professora Andréa de Araújo, diretora do Cecen, da professora Maria José Aroucha, representando a professora Vânia Lourdes Martins Ferreira, pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, da professora Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, pró-reitora de Graduação, do professor Porfírio Candanedo Guerra, pró-reitor de Pesquisa e Pós –Graduação, do professor Walter Canales Sant’Ana, pró-reitor de Administração, representando o reitor José Augusto Silva Oliveira,  e do professor João Coelho Silva Filho, coordenador da III Semana de Matemática.