Encontro Internacional de História Antiga e Medieval encerrou suas atividades

Por em 11 de outubro de 2013

O V Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão encerrou suas atividades na tarde de ontem (10), no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Durante todo o dia foram realizadas as oficinas de grego antigo e educação medieval, além das mesas redondas, “Memória, sonhos e cavaleiros na Idade média” e “Realeza, heroísmo e santidade na antiguidade”. A conferência de encerramento, intitulada “Vôos noturnos, Sonhos: visão ou profecia” foi proferida pela professora doutora Eurydice Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo a coordenadora do evento, professora Adriana Zierer, o Encontro foi muito produtivo e contou com a presença de professores de várias universidades do Brasil. “O evento contou com a presença de cerca 400 pessoas e percebemos o sucesso das atividades, devido à participação direta dos alunos”.

Ela ainda ressaltou que outro ponto de destaque do encontro foi a relevância do tema proposto, que fortalece os grupos de pesquisa do Maranhão, como o Mnenosyne (Laboratório de História antiga e medieval) e o Brathair (Grupo de Estudos Celtas e Germânicos), composto por pesquisadores de outros estados, mas são vinculados à Uema”, enfatizou Adriana.

O V Encontro objetivou fortalecer a pesquisa sobre a Antiguidade e o Medieval e, possibilitou, também, um ambiente de troca de conhecimentos entre estudantes e pesquisadores dessa área.