Estudantes da Uema apresentam pesquisas na SNCT

Por em 25 de outubro de 2013

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi marcada, nesta sexta-feira (25), por diversas apresentações de trabalho dos estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), durante o turno da manhã.

No setor de apresentação de trabalhos em formato de pôsteres, a estudante Thaynara Oliveira Monteiro, do 8º período do Curso de Química Licenciatura apresentou a pesquisa “Extração e Caracterização de Amido presente em Farinha de Mandioca”, que analisou o amido extraído da farinha de mandioca para caracterizá-lo através de reações de coloração e precipitação, para então compará-lo ao amido padrão usado em iodometria.

Ainda na sessão de pôsteres, o trabalho da estudante Vanessa Niely apresentou o “Controle de Qualidade de Antissépticos utilizados em Hospitais Públicos de São Luís”. De acordo com a estudante, “o trabalho busca monitorar a qualidade dos antissépticos utilizados pelos hospitais da cidade. Para isso, foram utilizadas dosagens quantitativas por permanganometria em cinco principais marcas de água oxigenada comercial”.

Nos stands, estudantes, pesquisadores e visitantes puderam conhecer os diversos solos coletados e analisados no Laboratório de Geoprocessamento de Solos. O professor Raimundo Carvalho explicou que o estudo analisa as diferentes ocorrências de solos no estado do Maranhão. “Essas amostras foram tiradas da natureza e estão expostas tal qual elas se apresentam. Devido à grande variabilidade de atributos que podem apresentar, nós encontramos desde Agrissolos vermelho-amarelados com boa aptidão agrícola até outros com sérias limitações”.

A equipe Coyote, do Curso de Engenharia Mecânica, também expôs seu protótipo de locomoção, que visa construir um veículo com o menor custo possível e que funcione de forma eficiente, como explicou o estudante Vinicius Campos, do 6º período.

Para quem deseja conhecer as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão, as sessões com pôsteres e os stands funcionarão até amanhã (26), na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no São Luís Shopping.