I Seminário Internacional sobre territórios dá início às atividades com palestra e acordo de cooperação

Por em 10 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), deu início, na noite dessa quarta-feira (9), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), ao “I Seminário Internacional sobre Territórios, Paisagens e suas Dinâmicas”. O evento pretende fomentar a discussão sobre Territórios e Paisagens, por meio de trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da Uema, sobre as realidades do Brasil, Colômbia e Espanha.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor José Augusto Silva Oliveira; pela diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), Andréa de Araújo; pelo vice-coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, José Sampaio de Matos Júnior; pela coordenadora geral do Simpósio, Quésia Duarte; e pelo professor Albert Rocca, da Universidade de Lleida.

Os membros da mesa ressaltaram a importância do evento para o estabelecimento de parceria com outros países. “O tema deste simpósio é enriquecedor e abrangente. As iniciativas de parcerias e convênios para que se tenha uma linha de trabalho fortalecida entre as universidades são necessárias”, destacou a professora Andréa de Araújo.

A coordenadora geral do I Seminário Internacional destacou os objetivos do evento, que foi articulado desde o ano passado. “É um momento de coroação do envolvimento das duas universidades, o que vai contribuir para a formação dos nossos alunos de graduação, de pós-graduação e, também, na formação dos professores que estão no doutorado e no pós-doutorado”, ressaltou Quésia Duarte.

Já o reitor José Augusto, aproveitou a oportunidade e destacou o desempenho dos estudantes da Uema no Enade. “Este evento é mais uma prova do empenho dos nossos estudantes na produção científica, e a Uema só tem que comemorar os avanços significativos na pesquisa, tornando-se uma instituição forte e comprometida com a qualidade do ensino”. O reitor destacou, ainda, que os convênios de cooperação com outros países têm sua importante contribuição para as pesquisas acadêmicas e transforma a universidade em um espaço rico e propício para o desenvolvimento de atividades.

Feito isso, o reitor passou o acordo de cooperação ao professor Albert Rocca para que o mesmo seja encaminhado ao reitor da Universidade de Lleida e, com a assinatura, seja mais uma cooperação internacional, que a Uema estabelece.

O primeiro dia foi marcado também, pela palestra “El paisaje como factor de desarrolo: reflexiones comaparadas”, ministrada pelo professor Albert Rocca, da Universidade de Lleida. O evento acontece até o dia 11 e vai contar com mesas redondas, conferências e comunicações livres.

O I Seminário Internacional é uma realização do Curso de Geografia do Cecen e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional do CCSA, Também estão incluídos: o Grupo de estudos em desenvolvimento regional e sustentabilidade (Gederes); Grupo de estudos de dinâmicas territoriais (Gedite); e o Grupo de pesquisa geomorfologia e mapeamento (Geomap).