IV Conevet é realizado

Por em 21 de outubro de 2013

Aconteceu, entre os dias 18, 19 e 20, o IV Congresso Estadual de Medicina Veterinária do Maranhão2013 (Conevet), realizado pela Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão (Somevema), no Hotel Brisa Mar – Ponta da Areia.

Durante o evento, também aconteceu o II Workshop da Pós-Graduação das Ciências Agrárias. Pesquisadores, estudantes e profissionais se reuniram para discutir a “Gestão Sustentável na Produção Animal”.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário adjunto de Vigilância Sanitária do Estado, Alberto Carneiro; o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Severino Lima; do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, João Batista Filho; do presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária no Maranhão, Oswaldo Serra; do vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão, Assuero Feitosa Junior; da diretora do Centro de Ciências Agrárias da Uema (CCA), Francisca Neide; representado a direção do Curso de Medicina Veterinária da Uema, o professor Nordman Wall; o presidente da Anclivepa-Ma, Vicente Ferrer; a presidente do Somevema e do IV Conevet; Alana Lisléa de Sousa.

Após a solenidade de abertura houve a palestra “Diagnóstico e Pesquisa em doenças dos Animais”, do professor Franklin Riet Correa, doutor em Patologia Experimental e Comparada, pela Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o Workshop, Alana Lislea destacou que o foco foi principalmente voltado para os cursos de pós-graduação. Ela explica que essa foi uma oportunidade de trazer pesquisadores e professores renomados de outros estados para promover o intercambio de conhecimento.

A respeito do tema “Gestão Sustentável na Produção Animal”, a professora ressaltou: “Tratamos da produção animal, mas de uma forma em que possa ser aplicada a sustentabilidade, que hoje é uma temática que precisa de uma compreensão dos profissionais, principalmente nós que estamos envolvidos no setor primário, que trabalhamos diretamente com a produção de alimentos”.

Além de palestras e minicursos, o IV Conevet contemplou, ainda, apresentações de trabalhos na forma de banners, sobre conhecimento científico da técnica de controle e prevenção das doenças, especialmente as zoonóticas.

Foram apresentados trabalhos científicos desenvolvidos por professores, acadêmicos e médicos veterinários autônomos, bem como profissionais que atuam nos diferentes órgãos estaduais, federais e municipais. As exposições aconteceram concomitantemente, com debates sobre a forma sustentável de manejo dos animais na produção de alimentos.