Novo prédio do curso de História será inaugurado nesta sexta-feira

Por em 17 de outubro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará, nessa sexta-feira (18), às 18h30, a solenidade de inauguração das novas instalações do prédio do Curso de História, na Rua da Estrela – Praia Grande, nº 329.

O Sobradão foi totalmente restaurado para atender aos alunos de história e conta com 10 salas de aula, com capacidade para atender 30 alunos, biblioteca, laboratório de informática, auditório, 2 salas de professores, cantina, área e vivência, 7 salas para Núcleos de Pesquisa e 1 sala destinada à revista eletrônica, Outros Tempos – Pesquisa em Foco. O novo prédio vai atender às demandas da graduação e da pós-graduação em um só espaço.

Atualmente, o Curso de História conta com 15 docentes, entre doutores e mestres, além de 1 Mestrado Profissional em História, denominado “História, Ensino e Narrativas”, cujas linhas de pesquisa são: “Memória e Identidade” e “Historiografia e Linguagens”.

Breve histórico do Curso

O Curso de História da Uema, criado em 1992, integrou o Programa de Capacitação de Docentes (Procad) que, naquela ocasião, firmou convênio com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão para atender a formação de docentes da rede estadual. Esse programa continuou nos anos 1993 e 1994 e, somente em 1995, a Uema optou pela implementação do regime regular. Nos anos seguintes, o curso cresceu e se estruturou, sem perder de vista, o seu objetivo fundamental, que é a graduação e a formação continuada de qualidade na área de história.