Polo Agrícola Nova Canaã promove o II Dia de Campo

Por em 24 de outubro de 2013

Capacitar estudantes da rede pública e privada para a produção agroecológica. Este foi o objetivo do Polo Agrícola Nova Canaã, que realizou nessa quarta-feira (23), o II Dia de Campo sobre Produção de Hortaliças em Sistema Agroecológico, sob a coordenação do professor Altamiro Ferraz.

A intenção da atividade foi divulgar o sistema de produção agroecológico do polo junto à comunidade do entorno e aos demais horticultores de São Luís, além de capacitar os alunos da rede de ensino sobre a produção de hortaliças.

Durante o dia foi realizada a recepção aos estudantes, a apresentação do polo e uma visita às estações, que apresentaram aos alunos as práticas de compostagem, biofertilizante, manejo de pragas e doenças, técnicas conservacionistas de manejo do solo, irrigação, sistema agroflorestal, plantas medicinais, casa de farinha, casa de higienização.

O Polo Agrícola Nova Canaã

O Polo Agrícola Nova Canaã foi criado no ano de 2009, como alternativa de renda para agricultores da Vila Madureira, realocados durante o processo de implantação da UTE Porto do Itaqui.

O Polo possui infraestrutura produtiva com telados, estufas, irrigação automatizada, reserva legal de 19,8 ha, casa de higienização e casa de farinha, e vem aprimorando o modelo agroecológico de produção que agrega vários elementos, como os sistemas agroflorestais, compostagem, biofertilizantes, controle alternativo de pragas e doenças.

É um contraponto ao modelo convencional com grande irradiador de tecnologia para sensibilizar os jovens e os agricultores do entorno quanto à importância do manejo agroecológico na sustentabilidade da produção agrícola.