Premiações e balanço positivo marcam o encerramento das atividades do VIII Maccbio

Por em 7 de outubro de 2013

A VIII Mostra Acadêmico-Científica e Cultural de Ciências Biológicas (Maccbio), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), encerrou suas atividades, na última sexta-feira (4), no auditório do prédio do curso de Biologia. Sob a organização da turma de 2010.2, do curso de Ciências Biológicas, o evento trouxe este ano como temática, “Biotecnologia e Meio Ambiente: desafios e perspectivas”, oferecendo para os 350 inscritos, diversas atividades como mesas redondas, workshops, minicursos, palestras, apresentações orais e de pôsteres.

A solenidade de encerramento contou com a participação de Raimunda Nonata Forte, presidente da VIII Maccbio; Andrea de Araújo, diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen); Zafira Almeida; coordenadora do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA); e Gleicka Cristine Carvalho; representante acadêmica da organização da VIII Maccbio, que agradeceram a todos os envolvidos pela concretização desta atividade e pelo empenho e dedicação dados, desde alunos, professores e servidores da Uema.

Durante o último dia, foram realizas diversas atividades. Pela manhã, minicursos e palestras, e a tarde, workshops e mesas redondas. O workshop “Biotecnologia Aquática”, promovido pelo LabPEA, teve como objetivo avançar na aplicação dos conhecimentos dos organismos aquáticos em produtos e processos tecnológicos e biológicos. O workshop teve como palestrantes Carlos Riedel Porto Carreiro, doutor em Engenharia de Pesca; Lígia Tchaicka, doutora em Genética e Biologia Molecular; Erivânia Gomes Teixeira, doutora em Engenharia de Pesquisa; e Ícaro Gomes Antonio, mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Outro destaque foi a mesa redonda “Tecnologias sociais visando o saneamento básico”, que teve como apresentações:  “Levantamento das condições sanitárias da zona rural do estado do MA”, ministrada por João Mota, economista da Ufma; “Usos da água pelo método SODIS: desinfecção solar da água”, ministrada por Nirany Reis França, pesquisadora do CNPq;  e “Tecnologias sociais visando o saneamento básico: os banheiros secos”, ministrada Carlos Stefano Sousa, mestrando em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Ufma. Nas apresentações foram abordadas formas alternativas, de fácil uso e acessíveis economicamente, para o melhoramento do saneamento básico em regiões onde esse quadro é agravante.

A noite foi de premiações para os melhores trabalhos nas categorias: oral, pôster, Maccbio Jovem e TCC. Também foi apresentado pela turma de 2011.1, o tema da IX Maccbio, que acontecerá em 2014, “Ecossistemas aquáticos: fronteiras da biodiversidade”, que terá como presidente a professora Andrea de Azevedo Cutrim, coordenadora Geral do Darcy Ribeiro.