Prêmio Fapema 2013: bióloga formada na Uema ganha na categoria Jovem Cientista

Por em 17 de outubro de 2013

A bióloga Débora Batista Pinheiro Sousa, graduada do Curso de Ciências Biológicas e, atualmente, professora do Programa Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi a vencedora do prêmio Fapema 2013, na categoria Jovem Cientista, área Biológica. O trabalho premiado foi “Biomarcadores hematológicos e genotóxicos em Colossoma macropomum para avaliação de impacto ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, São Luís-MA”.

A pesquisadora validou dois biomarcadores (hematológicos e genotóxicos) de contaminação aquática em uma espécie de importância econômica da APA do Maracanã, adaptando procedimentos e protocolos de análises, para subsidiar programas de biomonitoramento na região. De acordo com a bióloga Débora Batista, “a validação dessa metodologia para peixes de água doce poderá fornecer resultados capazes de serem extrapolados para outros ambientes dulcícolas do Estado do Maranhão”.

Já foram publicados em revistas nacionais e internacionais dois artigos com resultados de pesquisas sobre biomarcadores em peixes. De acordo com a orientadora, Raimunda Fortes, “o Prêmio Fapema representa um estímulo, numa perspectiva ampliada, ao trabalho científico, realizado com muita competência por Débora Batista, que ganhou dois anos consecutivos o prêmio de melhor trabalho de Ciências Biológicas no Seminário de Iniciação Científica (Semic), realizado pela Uema”, enfatiza.

O trabalho faz parte de pesquisa de Iniciação Científica do CNPq (2012-2013), orientado pela professora Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, do Departamento de Química e Biologia da Uema e, também, de um projeto financiado pela Fapema.

Sobre a pesquisadora:

Ao longo da sua graduação, a pesquisadora estabeleceu vínculo com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fortalecendo, assim, grupos de pesquisas e laboratórios da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente, a bióloga é sócia e colaboradora da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia e da Society of Environmental Toxicologyand Chemistry (SETAC).