Professor da Uema ganha Prêmio Capes 2013 de melhor tese de doutorado do Brasil na área da Educação

Por em 10 de outubro de 2013

O professor Jackson Ronie Sá da Silva, do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Paulo VI, ganhou o “Prêmio Capes de Teses”. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) outorgou a Jackson Ronie Sá da Silva, o Prêmio Capes de Tese 2013, da área de Educação pela tese “Homossexuais são…: revisitando livros de Medicina, Psicologia e Educação a partir da perspectiva Queer”, defendida no ano de 2012, sob orientação da professora Edla Eggert, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul.

O Programa de Pós-Graduação tem conceito 6 pela Capes. A coordenadora da Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados da Capes (Secol), Sandra Cunha, se pronunciou sobre a excelência da tese de doutorado do professor. “Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 4 de outubro de 2013, seção 1, páginas 58 a 61, Portaria n° 142. Também está disponível no site: http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese. O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado. O evento de entrega do prêmio acontecerá em Brasília, no dia 10 de dezembro de 2013, na sede da Capes, às 18h. A Capes arcará com as despesas de passagens e diárias para o autor e o orientador.

A pesquisa:

A partir da análise dos conteúdos de livros de medicina, psicologia e educação publicados no Brasil, entre os anos 1920 e 1970, realizou-se a argumentação de que um conjunto de ideias sobre a homossexualidade foi configurado e constituiu-se em saberes médicos pedagogicamente articulados, visando gerir os sujeitos categorizados como homossexuais, os quais denominou-se de pedagogia dos manuais médicos.

A tese defendida é que essa pedagogia influencia ainda hoje o pensamento de quem escreve sobre a homossexualidade. A construção da tese de que essas produções ensinam como conduzir sujeitos qualificados de homossexuais, ditando formas de tratar, curar e posicioná-los (as) mediante a lógica heterossexual de viver a sexualidade, foi baseada em um conjunto de pressupostos médicos inscritos em 43 livros tendo como perspectiva de análise a teoria queer. Foram utilizados os fundamentos da pesquisa documental.