Professor do Cesti apresenta em Congresso


Por em 26 de outubro de 2013



O professor Marcos Roberto Alves Oliveira, chefe do Departamento de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Timon (Cesti) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou, recentemente, do XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia/ SIF-2013, que aconteceu o período de 7 a 11 deste mês, em Salvador-BA.

Na ocasião, o professor apresentou o trabalho intitulado: "Imre Lakatos: a história da ciência e sua reconstrução racional", cujo objetivo foi mostrar na visão do pensador contemporâneo Imre Lakatos, que as reconstruções históricas efetuadas, levando-se em conta sua metodologia nos programas de investigação (MPIC), sejam as que possibilitam uma abrangência histórica maior, ou as que conseguem explicar, racionalmente, uma maior quantidade de fatos históricos.

Segundo explica o professor Marcos, a história e a filosofia da ciência possuem, para Lakatos, uma forte relação de interdependência. A filosofia da ciência, por meio de suas metodologias de investigação científica, permite a história da ciência reconstruir racionalmente seu objeto de estudo. Em contrapartida, Lakatos propõe que a história da ciência [normativamente interpretada] possa avaliar as reconstruções racionais obtidas, por meio das metodologias rivais, propostas pela filosofia da ciência. 



Últimas Postagens